Você pode salvar vidas


Quando uma pessoa passa mal próximo a nós, geralmente a primeira reação é pedir socorro, achar que é só gritar que alguém virá ajudar. Contudo, em muitos momentos, arregaçar as mangas e socorrer o outro significa a diferença entre salvar ou não uma vida. Atento a isso, o Tribunal de Justiça vem promovendo um treinamento para ensinar técnicas básicas de primeiros socorros. Organizado pela oficial superior Maria Isabel Mascarello de Barcellos e ministrado por Cláudio Rogério Silveira da Silva, o programa já passou por todos os foros regionais de Porto Alegre e terá uma turma em Santa Maria. Ao todo, 240 pessoas já fizeram o curso.
Inicialmente, o projeto estava focado em formação de seguranças e brigadistas de incêndio. Mas, para garantir 100% das vagas preenchidas, o curso também foi estendido a servidores que tivessem interesse de participar. No esforço de ter sempre pessoas treinadas perto dos servidores, a ASJ enviou duas representantes às aulas realizadas no Fórum Central de Porto Alegre: a 1ª tesoureira, Luciane Canella; a 2ª tesoureira, Anna Maria Burmann. “Muito embora não sejamos médicas, podemos ajudar a controlar o pânico no momento e colaborar para que a pessoa tenha uma qualidade de vida melhor se sobreviver”, salienta Luciane.
Segundo a organizadora dos eventos, a pretensão é criar a cultura de ajudar. “Aqui no Brasil temos a ideia que alguém vai atender. De que se chama a SAMU e pronto. Mas a gente tem que se dar conta que a SAMU leva de 20 a 30 minutos para chegar e, até lá, o cérebro da pessoa que sofreu uma parada já morreu. Dependendo do que acontecer, a presteza e a condição do atendimento que se recebe é o que vai determinar a sobrevida com qualidade”, argumenta Maria Isabel.

 

Informações Adicionais