IPE e Reforma da Previdência na pauta da União Gaúcha

 

Na reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) desta segunda-feira (1) foram discutidas a situação do IPE e a Reforma da Previdência. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, o vice-presidente, Luís Fernando Alves da Silva, e o tesoureiro-geral, Paulo Chiamenti, acompanharam a reunião.

No dia 20 de março, foi divulgada pela União Gaúcha uma Nota Pública alertando para o risco de extinção do IPE Saúde em virtude dos problemas que o sistema está enfrentando, tais como a demora da nomeação do diretor-presidente da autarquia, a não instalação do Conselho de Administração e o atraso no repasse da contribuição patronal do governo. Na reunião da UG, o colegiado avaliou a repercussão desta nota e deliberou sobre ações possíveis para que as falhas do sistema sejam resolvidas e, assim, os usuários possam desfrutar plenamente do IPE Saúde.

Reforma da Previdência – Olympio voltou a defender a necessidade de informar a população sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, a PEC da Reforma, que continua em debate na UG. Ele também ressaltou a instalação da Comissão Especial para debater a Previdência Pública na Assembleia Legislativa na última terça-feira (26).

O desembargador do Tribunal de Justiça do RS, Aymoré Roque Pottes de Mello, trouxe ao debate os perigos da capitalização e a importância de explicar às pessoas como funcionará este regime, o qual beneficiará somente o sistema financeiro.

 

Texto e foto: Audrey Erichsen

Informações Adicionais