ASJ acompanha União Gaúcha na celebração de 20 anos de atuação
- Detalhes
- Publicado em Terça, 13 Maio 2025 17:02
A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública realizou, nesta quinta-feira (9), em Porto Alegre, um seminário em comemoração aos seus 20 anos de atuação. O evento reuniu representantes de entidades que integram o colegiado, como a Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), e abordou os principais marcos da atuação coletiva em defesa dos direitos dos servidores públicos do Rio Grande do Sul.
O presidente da ASJ, Paulo Olympio, destacou o papel da União Gaúcha como articuladora de avanços institucionais. “A União Gaúcha surgiu da necessidade de unir forças em defesa de pautas comuns dos servidores. Ao longo desses 20 anos, consolidou-se como um espaço estratégico de diálogo e ação”, afirmou.
Criada em 2004, a União Gaúcha reúne mais de 20 entidades e se tornou referência na defesa do serviço público, com foco especial na previdência. “É um momento especial. Celebrar esses 20 anos é relembrar a trajetória de lutas e conquistas que marcaram nossa atuação em prol da previdência, da saúde e da boa gestão dos recursos públicos”, afirmou o presidente da União Gaúcha, Fernando Andrade Alves.
O seminário também resgatou a trajetória histórica da União Gaúcha e prestou homenagem aos ex-presidentes. Os convidados foram acolhidos com um café da manhã, seguido por uma palestra do ex-governador Jair Soares, que discutiu os desafios da gestão previdenciária no Brasil. Em sua fala, Soares destacou que a narrativa sobre o déficit da previdência ignora os desvios históricos de recursos destinados originalmente ao pagamento de benefícios. "Desde 1923, os recursos da previdência têm sido usados para outras finalidades. Não se pode afirmar que a previdência pública é deficitária sem levar em conta esses desvios", afirmou.
Foto: Luísa Lima
*Com informações de União Gaúcha