Fessergs completa 35 anos com homenagem ao seu primeiro presidente, Paulo Olympio
- Detalhes
- Publicado em Terça, 13 Maio 2025 17:05
A passagem dos 35 anos da Federação Sindical dos Servidores Públicos no Estado do Rio Grande do Sul (Fessergs) foi marcada por homenagens aos que atuaram na linha de frente para a sua consolidação. Entre eles, Paulo Olympio, atual presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), que foi um dos articuladores para a criação da entidade, tornando-se o primeiro presidente em 1990, ano da fundação. “Toda a movimentação acontece a partir do grande volume de greves que fizemos no período entre 1988 e 1989. Era difícil trabalhar isoladamente, era melhor fazer isso em conjunto, já que as autoridades são as mesmas. Estávamos começando o trabalho de organização nacional da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário nos Estados (Fenajud) e nos organizamos para fazer isso também aqui”, lembra.
Ele recordou que o próprio registro da entidade exigiu um grande esforço. “O cartório de registros de Porto Alegre não nos oferecia as condições necessárias, e tivemos que ir a Brasília para oficializar a Federação, garantindo assim a base legal para atuar naquele ano, inclusive em ações judiciais como as referentes à concessão do 13º salário”, explicou. Para Paulo Olympio, tanto o início quanto a trajetória de mais de três décadas de atuação da entidade só foram possíveis graças ao empenho, à dedicação e à determinação das pessoas envolvidas.
No auditório da Federação, em Porto Alegre (RS), o atual presidente, Sérgio Arnoud, relembrou com emoção que a construção da Fessergs foi a realização de um sonho coletivo. “Se tornou realidade e resiste até hoje, apesar de todas as dificuldades que enfrentamos”, afirmou. Em seu discurso, destacou ainda o papel agregador do movimento sindical. “Sindicatos constroem pontes, não queremos erguer muros”, disse emocionado, ao lembrar que a entidade segue comprometida na defesa dos direitos dos servidores públicos estaduais, com foco na valorização profissional e na recuperação salarial.
Fotos: Gisele Ortolan