União Gaúcha celebra acordo entre Santa Casa e IPE Saúde

  • Imprimir

 

Na tarde desta terça-feira, 9 de setembro de 2025, no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), foi firmado o termo de acordo entre a Santa Casa de Misericórdia e o IPE Saúde. O evento contou com a presença de representantes dos três Poderes — Executivo, Legislativo e Judiciário — e de entidades fundamentais na defesa dos segurados.

Além do vice-presidente da União Gaúcha, Eugênio Couto Terra, estiveram presentes Carmen Pasquali (secretária-geral da União Gaúcha, representante da APROJUS), Kátia Terraciano Moraes, presidente do Sinapers, Elis Gonçalves de Oliveira, vice-presidente do Sinapers, Paulo Olympio, presidente da ASJ/RS e o advogado da União Gaúcha, Ricardo Bertelli.

— A União Gaúcha esteve na linha de frente desde o início. Foi a liminar que postulamos no início de 2024, deferida pelo Judiciário, que assegurou a continuidade dos atendimentos nos hospitais, afirmou Bertelli.

Outros que pretendiam restringir o atendimento aos segurados do IPE Saúde já haviam firmado o acordo com o IPE Saúde em maio deste ano. O conflito se originou das Instruções Normativas nº 1 a 6, publicadas em 31 de janeiro de 2024, que normatizaram valores referentes a medicamentos, dietas, diárias e taxas - corrigindo distorções e assegurando maior transparência. As tabelas de medicamentos, por exemplo, fecharam brechas de sobrepreço que chegavam a margens estratosféricas (de até 7.800%, como no Ambisome).

A promulgação das normas teve caráter técnico, realocando os pagamentos de forma proporcional, sem prejuízo econômico aos prestadores, mas coibindo práticas abusivas.

Com o acordo firmado entre Santa Casa e IPE Saúde, o imbróglio chega ao fim, garantindo o atendimento contínuo a milhares de segurados. “Este acordo reafirma a importância da mobilização coletiva e da atuação firme da União Gaúcha. É preciso deixar isso muito claro, pois foi graças a liminar da União Gaúcha que deu início a todo o processo de negociação com os hospitais. Fomos protagonistas nesse ato. A liminar garantiu os atendimentos. É uma vitória para todos", comemorou Terra.

Fonte: União Gaúcha
Crédito: 
Gilvânia Banker

 

 

Assinatura aconteceu na sede do Tribunal de Justiça Créditos: Juliano Verardi - DICOM/TJRS