União Gaúcha inicia pautas com candidatos servidores à AL e Câmara Federal

Com o objetivo de receber os candidatos servidores públicos aos cargos de deputado estadual e federal para as eleições de 2018, a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) recebeu nesta segunda-feira (6/8) a delegada dra. Anita Klein, pré-candidata a deputada estadual pelo PDT. O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, e o secretário-geral da ASJ, Paulo Chiamenti, participaram do encontro. O critério da entidade é receber apenas candidatos servidores ou defensores do serviço público e da previdência social. 

A pré-candidata iniciou sua participação contando sua trajetória no funcionalismo público. Segundo a dra. Anita, sua campanha se baseia na construção de uma qualidade profissional mais saudável para os servidores estaduais. A pedetista afirmou que aceitou o convite do PDT para lançar sua candidatura porque acredita no apoio do partido ao funcionalismo. “Eu jamais estaria ao lado de alguém que quer retirar os direitos dos servidores públicos”, disse, referindo-se ao seu apoio ao candidato do PDT ao governo do Estado, Jairo Jorge. 

A dra. Anita também criticou a privatização do Banrisul. Para ela, o banco precisa continuar público e gerar lucros para o RS. Em relação à segurança pública, a pré-candidata se mostrou favorável ao armamento do “cidadão de bem”. A pedetista comentou que, na sua opinião – que difere do posicionamento do partido –, é necessário rever o Estatuto do Armamento. Além disso, ela reforçou que apoia a quebra da cultura de violência contra a mulher.  

Na próxima semana, o conselho deve receber o auditor fiscal Vilson Romero (PDT), pré-candidato a deputado federal.

RPPS

Nesta segunda-feira (6/8), o colegiado da UG também analisou os recursos dos fundos capitalizados do RPPS/RS – Regime Próprio de Previdência Social. O relatório foi apresentado pelo representante da diretoria de previdência do IPE-Prev, Ari Lovera.  

A apresentação, realizada com gráficos, mostrou os recursos arrecadados pelo RPPS até julho deste ano. 

OAB

O ingresso da OAB/RS no IPE-Saúde voltou a ser debatido no colegiado da UG nesta segunda-feira. A preocupação dos conselheiros continua sendo a falta de estrutura do instituto para receber novos segurados. 

Segundo o diretor de relacionamento com o segurado do IPE-Saúde, Paulo Gnoatto, o instituto não divulgou informações oficiais sobre o ingresso de novos segurados porque ainda aguarda a finalização do parecer. Segundo ele, o presidente do IPE-Saúde, José Guilherme Kliemann, enxerga a possibilidade de a OAB ser incluída no quadro como uma oportunidade de deixar o plano mais saudável para todos os segurados. 

 

Para Olympio, é necessário que o Conselho de Administração do IPE-Saúde seja imposto para que as entidades saiam do escuro. “Não dá para encher o plano de segurados com uma rede de atendimento ineficaz e, para debatermos esses temas, precisamos receber todas as informações que estão na mesa”, ressaltou.

 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais