Previdência Pública é tema de debate na Assembleia Legislativa

As discussões sobre o déficit previdenciário e os benefícios do regime próprio e geral da previdência foram alvo de audiência, nesta segunda-feira (06/5), na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (ALRS). O debate foi promovido comissão especial destinada a levantar temas relevantes sobre a Previdência Pública e ocorreu no Auditório Plenarinho, onde também foram apresentados dados sobre o atual perfil demográfico do Brasil. 

Para o presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, que esteve presente na audiência com o secretário-geral da associação, Paulo Chiamenti, a Reforma da Previdência prejudica severamente a população. “Nossa posição é contrária à reforma. Não podemos compactuar com essa quebra de direitos que o governo está propondo aos trabalhadores e servidores”, afirmou. Segundo ele, um dos pontos mais críticos do projeto é o Regime de Capitalização, no qual somente o trabalhador irá contribuir para a sua aposentadoria, isentando o governo e as empresas das parcelas que atualmente lhe cabem. 

O doutor em Ciências Sociais Luiz Alberto dos Santos, que palestrou na audiência, salientou a falta de discussões e informações concretas sobre a situação previdenciária do país. “Essa reforma coloca em risco a previdência social do futuro. Ficamos sem saber se sequer teremos algum benefício para as próximas gerações”, avaliou. Santos também pontuou quanto à idade mínima para aposentadoria proposta pela reforma. “A idade não será constitucionalizada em 56 e 61 anos, mas, sim, irá subir conforme nossa expectativa de vida aumentar”, disse.

Segundo o professor e economista Paulo Tafner, que também participou da audiência, a Reforma da Previdência é necessária, pois o atual cálculo previdenciário não é justo. “As regras para os pobres são mais rígidas do que para a população mais rica”, ressalta. O professor ainda destaca que 66% dos benefícios pagos pelo INSS são de um salário mínimo.

Além de entidades classistas e os palestrantes, também estiveram presentes os deputados estaduais Pepe Vargas (PT), Jeferson Fernandes (PT), Sofia Cavedon (PT), Fábio Ostermann (Novo) e Elton Weber (PSB).

Foto: Letícia Breda

 

Informações Adicionais