Reunião ampliada debate trabalho com deputados

 

O trabalho dos representantes das entidades junto aos parlamentares estaduais e federais esteve na pauta da reunião ampliada da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social e da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG), realizada na manhã desta segunda-feira (11/5). Os próximos atos públicos promovidos pela Frente também compuseram a pauta, bem como a greve dos professores prevista para o próximo dia 15, que também trará a Reforma da Previdência ao debate.

Os presentes na reunião também divulgaram as agendas das suas respectivas entidades a fim de promover os eventos. A importância da participação de todas as entidades nos atos foi defendida pelo presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS, Paulo Olympio.

Olympio também trouxe à reunião os debates realizados na última semana pelas centrais sindicais, que tiveram como foco a greve geral prevista para o dia 14 de junho e a avaliação do ato público que aconteceu no dia 1° de maio. "Há decisão de apoiar o movimento", afirmou ele, referindo-se à greve dos professores. 

Ao longo da reunião, foram apresentadas as ferramentas disponíveis no site e nas mídias sociais da Frente Gaúcha para protestar contra a Reforma da Previdência. No site, é possível prever a idade de aposentadoria após a reforma através da calculadora do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Também é possível marcar os perfis sociais dos deputados para enviar mensagens a eles. Ainda há uma aba que traz informações sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 6/2019, a PEC da Reforma. O link é http://www.naodeixopassar.com.br//.

Eleições de União Gaúcha seguem na pauta - No encontro, também foi lido o relatório com os nomes da chapa única para as eleições da União Gaúcha que acontecerão no dia 27 de maio. A coordenação executiva será composta pelo desembargador Cláudio Luís Martinewski (AJURIS) como presidente, Juliana Lavigne (ADPERGS) como vice-presidente, Eduardo Leal (ASEGERGS) como diretor-financeiro e Felipe Leiria (CEAPE/TCE) como secretário-geral. Já o conselho fiscal será composto por Ives Agamenon Leite Lucas (AFOCEFE), Dione Vargas Pinto Burlamarque (ASJ) e Danilo Luiz Chiaradia Krause (SINTERGS) como conselheiros titulares e por Ricardo Silva Freitas (CEAPE/TCE) e Kátia Terraciano Moraes (SINAPERS) como conselheiros suplentes.

Ainda, Olympio reafirmou a importância do trabalho das entidades de conversar e trazer informações sobre a Reforma da Previdência. A reunião também foi acompanhada pelo vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves, e pelo tesoureiro-geral, Paulo Chiamenti.

 

Texto e fotos: Audrey Erichsen

 

Informações Adicionais