UG retorna ao trabalho após feriado de carnaval e discute IPE-Saúde, IPE-Prev e ações civil pública e popular

Com o fim do recesso de carnaval, a União Gaúcha em Defesa Da Previdência Social e Pública (UG), retomou seus trabalhos na segunda-feira 0(2/03), na sede da Ajuris. Em pauta esteve o relatório final da subcomissão que tratou dos problemas do IPE-Saúde, sendo denominado como substancioso e dando a possibilidade de agir a partir de uma representação judicial no Ministério Público de Contas para tentar solucionar as precariedades. No relatório aprovado, o colegiado grifou questões como o fechamento de agências de saúde em algumas cidades, os atrasos de pagamentos na parte patronal e paritária, dificuldades nos atendimentos de urgência e emergência, dificuldades em atendimentos médicos em Porto Alegre, a falta de médicos no interior do Estado, entre outros pontos. Cláudio Martinewski, presidente da UG, comentou sobre a ausência do presidente do IPE-Saúde, Marcus Vinicius de Almeida, que previamente havia se comprometido a marcar reunião com a coordenação da entidade.

Em audiência no dia 20/02, com a promotora, Josiene Paim, na Promotoria de Justiça em Defesa do Patrimônio Público, a respeito da ação civil pública e ação popular movidas contra o Estado, foi informado aos coordenadores da UG e ao vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, que ambas resultaram indeferidas. A Promotoria do Patrimônio Público entrará com recursos judiciais.

O vice-presidente do Ceape Sindicato, Filipe Leiria, informou sobre as eleições na diretoria de investimentos do IPE-PREV, o indicado da UG, Eduardo Leal, está em primeira posição na lista tríplice. Após o informe, Leiria traçou estratégias junto aos membros da mesa de debates. 

O presidente da ASJ, Paulo Olympio, compareceu ao encontro, juntamente com o tesoureiro geral, Paulo Chiamenti.

Crédito: Bruna Oliveira

 

Informações Adicionais