Retorno presencial do judiciário será pauta de reunião entre TJRS e entidades

O retorno do expediente presencial do Poder Judiciário gaúcho será debatido nesta quinta-feira (16/7) em reunião virtual entre a Administração do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) e as entidades representativas dos servidores da justiça. O encontro será mediado pela vice-presidente do TJRS, a desembargadora Liselena Schifino Robles Ribeiro. Segundo a última decisão do órgão, as comarcas devem retomar suas atividades a partir desta quarta-feira (15/7).

Nessa segunda-feira (13/7), durante reunião com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a desembargadora reforçou a disposição do Judiciário em promover o regresso do fluxo dos processos físicos e do atendimento presencial aos operadores do direito. De acordo com o TJRS, esse retorno deve ocorrer nos municípios que apresentam bandeira amarela e laranja no Plano de Distanciamento Controlado do governo estadual. As cidades que integram a região vermelha do mapa necessitam de autorização do Executivo.

Para o presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, a Secretaria de Saúde do Estado ainda não indicou melhora significativa nos índices de contaminação de Covid-19 no Rio Grande do Sul que justifiquem um retorno gradual das atividades. “Neste momento, é fundamental colocarmos os servidores e a população em primeiro lugar”, pondera. O dirigente ainda destaca que a reunião desta quinta-feira pode ser decisiva para a categoria. “Esperamos que a Administração do órgão tome a decisão mais adequada”. 

Com informações do TJRS

Crédito: inga/iStock

Informações Adicionais