Paulo Olympio receberá a Medalha da 55ª Legislatura da ALRS

O servidor público e presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, receberá nesta sexta-feira (16/07) a Medalha da 55ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado (ALRS). A honraria será entregue em solenidade híbrida na presidência da Casa. Proposta pela deputada Juliana Brizola (PDT), a condecoração reconhece o trabalho do dirigente pelo Poder Judiciário e pela sociedade gaúcha. 

Segundo Olympio, a medalha representa o reconhecimento a uma vida de luta pelo funcionalismo público. “Confesso que foi difícil segurar a emoção e perdi as palavras. O reconhecimento do Poder Legislativo ao meu trabalho vem em um momento difícil para toda a sociedade e carregado de significados para mim como um homem que dedicou sua vida ao bem comum”, afirmou nesta segunda-feira após ser surpreendido por colegas com a notícia da homenagem. 

Há mais de 30 anos à frente da ASJ, Olympio participou de momentos históricos e tem em sua trajetória conquistas importantes para os servidores da Justiça, como a Assembleia Nacional Constituinte em 1987 e a Estadual de 1989, que garantiram emendas de interesse do funcionalismo. Além de participar de greves históricas, embates judiciais e projetos essenciais para a sociedade gaúcha, o sindicalista ocupou alguns dos mais emblemáticos cargos de representação dos servidores do Judiciário nacional. Em 1988 e 1990, participou da fundação do Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindjus) e da Federação Sindical dos Servidores Públicos do RS (Fessergs), respectivamente, assumindo a primeira presidência de ambos. Também integrou o grupo que criou a Fenajud e, ao lado de colegas de outros estados, fundou a Fenasj, a ANSJ e a Pública Central do Servidor. Participou da direção da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública, além de ser Vice Presidente da Região Sul da CNSP, Vice-Presidente da FASP-RS, integrando, por outro lado, a Comissão Paritária de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Moral e Doenças decorrentes (TJ-RS).

Nascido em Porto Alegre no ano de 1950, Olympio cresceu na zona Sul, onde ao lado do pai trabalhou como auxiliar de obras. Sua história mudou quando foi realizar um serviço de pintura na casa de um escrivão. O patrão gostou do garoto e o indicou para um colega que precisava de um office boy para o Cartório. Na época, vários cartórios ainda eram privatizados. Com apenas 16 anos, ficou no emprego por dez anos, saindo como oficial ajudante substituto para assumir vaga de Distribuidor-Contador, conquistada após ficar na terceira colocação em concurso público.

Formado em Direito pela Universidade Federal do RS (UFRGS), o dirigente iniciou a carreira como servidor concursado na chefia da Distribuição e Contadoria de Viamão e, anos mais tarde, foi transferido para o Fórum Regional da Tristeza, em Porto Alegre. Depois, foi removido para o Fórum Regional do Partenon. 

Aos 70 anos, o servidor aposentado é casado com Nara Maria Soares Olympio desde 1972. Da união, nasceram Rodrigo, Ana Paula, Taís e Cristiano. Com exceção de Ana Paula, que se formou em Administração de Empresas, os outros três filhos são da área jurídica. A família ainda conta com a alegria dos netos João Mateus (16 anos), Rodrigo (10 anos) e Arthur (4 anos).

 

*A solenidade na AL foi cancelada a pedido da deputada Juliana Brizola e será realizada após o recesso parlamentar, em agosto. 

 

Créditos: Carolina Jardine

Informações Adicionais