Pública Central do Servidor alerta para os golpes de falsos bancários

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A Pública Central do Servidor publicou, nesta quinta-feira (23/06), um alerta para os golpes de falsos bancários. A entidade alerta que a população mantenha-se atenta e desconfie de qualquer contato realizado através do telefone. Confira a lista.

1) Golpe no telefone fixo

Os criminosos ligam em um telefone fixo se passando por funcionários do banco, informando as abordagens mencionadas no golpe com falsos funcionários ou informam qualquer outra irregularidade. Durante a ligação, orientam você a ligar na central de atendimento, mas quando você desliga para fazer outra ligação, os fraudadores permanecem na linha. Após isso, simulam um atendimento e pedem para você digitar a sua senha no teclado do telefone.

2) Golpe da transferência

Os fraudadores entram em contato por ligação ou mensagens em aplicativos de conversas como o WhatsApp, informando que há algum tipo de irregularidade em sua conta. Durante a ligação, simulam um atendimento e o induzem ou conduzem a realizar transferências.

3) Golpe da falsa central

Neste golpe, fazem com que você realize uma ligação para a central de atendimento ao cliente e, quando você liga, simulam uma central de atendimento muito parecida com a central verdadeira. O objetivo é obter a sua senha e dados pessoais, além de números de cartões, códigos de segurança e senhas.

4) Golpe da videochamada

Nesse golpe, os criminosos se identificam como funcionários do banco, oferecendo atendimento via videochamada para resolver alguma pendência em sua conta, como liberação do iToken pendente ou outras dificuldades. Durante a ligação, direcionam a vítima a ir até um caixa eletrônico e orientam a pessoa a filmar a tela, expondo os dados bancários. Por muitas vezes, pedem para fazer transferências.

5) Golpe do falso motoboy

Os criminosos entram em contato e informam compras que você não fez, orientando a ligar para a central. Sem que você perceba, eles permanecem na linha enquanto você faz a ligação. Na ligação, você pensa estar falando com o banco e informa os seus dados e senha. Desse modo, eles orientam você a cortar o cartão ao meio e avisam que um motoboy ou falso representante irá buscá-lo.

6) Golpe com o número do cartão na internet

Esse golpe acontece quando criminosos usam os dados que estão impressos no seu cartão físico para fazer compras em lojas online. Os criminosos descobrem os dados do seu cartão e utilizam essas informações para realizar compras online em diversos sites da internet.

7) Golpe da troca de cartão durante compras

Esse golpe é uma prática fraudulenta em que falsos vendedores ficam com o seu cartão e entregam outro no lugar do verdadeiro, sem você perceber. O criminoso finge passar sua compra no cartão e observa você digitar sua senha. Após isso, informa que a compra não foi finalizada, pegando o cartão para realizar a operação novamente. Sem que você perceba, ele devolve outro cartão após o pagamento, ficando com o seu cartão verdadeiro.

8) Golpe do extravio de cartão

Esse golpe acontece quando criminosos furtam a correspondência no trâmite de entrega entre o banco e o seu endereço. Com o seu cartão em mãos, eles acessam sites de cadastros para obter suas informações e, a partir daí, entram em contato com você, se passando pelo banco, e informam que houve algum problema na entrega ou que, para continuar o processo, você deve fazer o desbloqueio pelo app ou bankline.

9) Golpe da troca de cartão no caixa eletrônico

Esse golpe funciona quando criminosos se aproveitam da sua desatenção para pegar o seu cartão em caixas eletrônicos. Ao notar que você está com dúvidas sobre o funcionamento do terminal eletrônico, o criminoso lhe oferece ajuda. Sem que você perceba, ele observa a senha que você digitou no caixa e, fingindo ajudar pega rapidamente o seu cartão e faz a troca.

10) Golpe do delivery

O golpe do delivery consiste na adulteração das maquininhas de cartão na compra de produtos feita por aplicativos de entrega. Na hora de entregar o pedido feito por aplicativos de delivery, o criminoso, ao receber o pagamento, utiliza uma maquininha com o visor danificado, passando no dispositivo um valor superior ao da compra.

11) Golpe em compras durante pagamentos presenciais

O fraudador se passando por um vendedor, pega o seu cartão e finge que passa a compra para você pagar. Ao realizar o pagamento, ele observa a senha e diz que a compra não passou, avisando que irá pegar outra maquininha e se afasta com o seu cartão. Com o cartão e a senha em mãos, ele passa um valor muito maior que o da sua compra. Depois, o falso vendedor volta e passa o valor correto da sua compra, para que você passe.

Fique atento e qualquer dúvida, entre em contato nos canais oficiais do seu banco.

Fonte: Banco Itaú e Comunicação/Cal/Pública/2022