Maus presságios

Preparem-se advogados e partes! O alerta feito pelo presidente da OAB gaúcha é grave: “Faltam juízes e servidores. A estrutura física e tecnológica da Justiça estadual é deficiente. Nem mesmo a pontual eficiência pessoal resolve o quadro caótico da prestação jurisdicional. E, em breve, o quadro vai piorar, a partir da determinação do CNJ de estatizar cartórios em todo o Estado do RS”.


Lamachia estima e lamenta que processos que vinham demorando três anos vão, gradativamente, passar a demorar cinco, seis anos. E assim sucessivamente.


Noventa anos depois, duas frases deixadas como lições por Ruy Barbosa ainda não foram aprendidas pelas cúpulas brasileiras. A primeira: “De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.  A segunda: “A justiça demorada não é justiça; senão injustiça qualificada e manifesta”.


Ambas as frases são de 1922. Ruy morreu no ano seguinte.


jcrs.uol.com.br

Informações Adicionais