Exposição relata os 150 anos de criação do Registro de Imóveis da Capital



Foi aberta na quarta-feira (07/12) a Exposição "Propriedade, Registro e Caminhos". A galeria é alusiva aos 150 anos da criação do primeiro Registro de Imóveis de Porto Alegre, sendo composta por painéis contendo documentos  e fotos que tratam da  história dos registros na capital do Estado.  

A exposição foi organizada pelo Memorial do Judiciário,  em parceria com o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre, apresentando à população  a importância da atividade registral . O Desembargador Difini reiterou a importância deste resgate histórico, relembrando  marcos da trajetória deste serviço no Brasil e também no Rio Grande do Sul. 

Encontram-se à disposição  do público  alguns dos primeiros livros utilizados nos serviços na capital gaúcha e também do Registro de Torrens, uma espécie ainda hoje admitida pela legislação e que permite uma segurança jurídica ainda maior no ato registral.

A mostra está disponível ao público no átrio de entrada do edifício do Foro Central II, situado na rua Manuelito de Ornellas, 50, bairro Praia de Belas, em Porto Alegre.

O Registro de Torrens foi adotado no Brasil em maio de 1890. A ideia pertenceu ao irlandês Robert Richard Torrens, servidor público, político e reformador da legislação sobre titulação de terras da Austrália Meridional.

Fonte: Imprensa TJRS

Foto: Créditos/Eduardo Nichele

Informações Adicionais