Conscientização sobre a Síndrome Down

Nesta segunda-feira (20/03), teve início a 1ª Semana de Conscientização Sobre Síndrome de Down no Rio Grande do Sul, atividade prevista na Lei Estadual 14.866, de 2016, de autoria do deputado Eduardo Loureiro (PP). A programação do evento que acontece do dia 20 a 28 de março, contará com diversas palestras, seminários, exposições que irão debater o assunto. As atividades acontecem em Porto Alegre e também em cidades do interior.

Desde 2006, em 21 de março comemora-se, anualmente, o Dia Internacional da Síndrome de Down, com o objetivo de dar ampla visibilidade aos direitos das pessoas com SD, contribuindo para melhor informar a sociedade e combater o preconceito que atinge fortemente esse segmento da população. A data 21/03 foi proposta pela organização inglesa Down Syndrome International pois faz referência à trissomia do 21, alteração genética da síndrome de Down.

A Semana Estadual de Conscientização sobre a Síndrome de Down passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Estado graças à mobilização das pessoas com síndrome de Down, familiares, profissionais, associações e gestores públicos que promulgaram a Lei nº 14.866, de 11 de maio de 2016. A AFAD Porto Alegre integra o Grupo de Trabalho que elaborou as atividades propostas para a 1ª edição da Semana.

A 1ª Semana Estadual Sobre Síndrome do Down no Estado prossegue até o dia 28, com uma programação também no interior, em cidades como Caxias do Sul, Pelotas, Santo Ângelo, São Gabriel, Cachoeira do Sul e Novo Hamburgo. Apresentada com o tema Além do Olhar, a organização das atividades é uma parceria entre a Associação de Familiares e Amigos do Down (AFAD-Porto Alegre), Ministério Público Estadual, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa e Governo do Estado, por meios das secretarias de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social, Trabalho e Justiça, com apoio da Corsan, Famurs e Banrisul.

Para conferir a programação completa, acesse: https://www.facebook.com/SemanaConscientizacaoDown2017/

Foto: (Divulgação/Agência de Notícias ALRS)

Com informações Agência de Notícias ALRS e AFAD

Informações Adicionais