Conhecidas escolas finalistas do Festival da Canção Nativa: O Canto dos Tropeiros
- Detalhes
- Publicado em Sexta, 14 Setembro 2018 22:41
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Albuquerque, de Porto Alegre, e as escolas municipais de Ensino Fundamental David Canabarro, de Canoas, e Antônio José de Fraga, de Portão, foram selecionadas para a grande final do Festival da Canção: O Canto dos Tropeiros, que ocorrerá na próxima terça-feira (18/9). Os finalistas foram conhecidos nesta sexta-feira (14/9) após o júri composto pelo cantor tradicionalista Teixeirinha Filho e representantes do DTG Morro do Tapera, da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ-RS), se reunirem, no Acampamento Farroupilha, para avaliar as performances das escolas na etapa classificatória.
A comissão julgadora assistiu atentamente aos vídeos das apresentações e distribuiu as notas - que podiam variar de 5 a 10 -, a partir de critérios pré-estabelecidos pela organização do evento, como letra e a melodia. As notas da patronagem foram somadas e formaram uma média que, com as notas de Teixeirinha Filho, definiu os melhores colocados.
Os três grupos escolhidos abordaram o Tropeirismo - temática da disputa - de perspectivas diferentes e criativas. Os alunos da escola David Canabarro protagonizaram, em sua canção, as mulheres que integravam o movimento. A escola Antônio José de Fraga abordou a relação do público urbano com a atividade de tropear. Já a escola Jerônimo de Albuquerque optou por homenagear, de maneira generalista, o movimento que teve extrema importância no período colonial do Brasil e, até hoje, reflete-se na construção da identidade gaúcha.
O cantor Teixeirinha Filho destacou a importância de projetos como o Festival da Canção: O canto dos Tropeiros, que visam a fomentar a cultura gaúcha nas novas gerações. "Nós temos que valorizar o que herdamos dos nossos antepassados, costumes que não podem se perder ", frisou. O tradicionalista também ressaltou a qualidade das canções apresentadas. "Temos que escolher três finalistas, pois é um projeto competitivo, mas todas as escolas são nota 10", celebrou.
Para o vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) e coordenador do projeto, Luís Fernando Alves da Silva, o engajamento e receptividade dos estudantes foi surpreendente. "Foram apresentadas canções simples e, ao mesmo tempo, muito consistentes. As letras desenvolvidas pelos grupos são sensacionais", destacou.
A escolha da escola campeã ficará a cargo do público que, na próxima terça-feira, poderá acompanhar as performances das finalistas a partir das 14h, no Piquete do DTG - Morro do Tapera. As notas do público serão anexadas às do júri especializado, elegendo, então, o grupo campeão.