Conselho de administração do IPE Prev elege novo presidente

O representante da Procuradoria-Geral da Justiça André Fernando Carvalho Leite, assumiu a presidência do Conselho de Administração do IPE Prev, biênio 2019-2021, em sessão ordinária realizada na sede do IPE, nesta quarta-feira (31/7). O conselheiro César Oliveira Rodrigues de Paulo, representante da Assembleia Legislativa do Estado, foi eleito para compor a mesa diretora na vice-presidência.

Para o vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) e membro do Conselho de Administração do IPE Prev, Luis Fernando Alves, a escolha de Leite para a presidência já era esperada, visto que o mesmo integrou o conselho deliberativo anterior. "A eleição do novo presidente traz a expectativa de um relacionamento equilibrado entre os representantes dos diversos segmentos, tanto do ente publico quanto dos segurados", aponta. 

De acordo com o novo presidente do Conselho de Administração do IPE Prev, André Fernando Carvalho Leite, caberá a ele fazer a condução do colegiado para que encontrem um consenso na tomada de decisões. "Estou muito contente com a eleição e agradeço imensamente a confiança dos colegas". 

Na sequencia da sessão, foi apresentado, por técnicos do Banco do Brasil e atuários do IPE, o estudo referente à avaliação atuarial de 2019 do RPPS/RS. O estudo tem por base os dados fornecidos pelo Estado e refere-se ao cenário de 31 de dezembro de 2018. Segundo a apresentação, o regime previdenciário dos servidores públicos - referente aos servidores que ingressaram no Estado após 2011 - ainda que com leve projeção deficitária, do ponto de vista atuarial, está bem próximo do equilíbrio. Já no regime financeiro - servidores de antes de 2011 - existe déficit decorrente do desequilíbrio ao longo do sistema previdenciário anterior, porém, já no seu apogeu e começando curva de redução a partir do próximo ano.

O processo referente a avaliação atuarial está sob a relatoria do conselheiro Filipe Leiria, representante da União Gaúcha Em Defesa Da Previdência Social e Pública no conselho, e deve ter continuidade na discussão na próxima sessão, agendada para o dia 07 de agosto, quando serão convidados os diretores da autarquia para esclarecimentos, a fim de proporcionar a discussão e votação da matéria.   

Na foto: César Oliveira Rodrigues de Paulo, Eliana Alves Maboni, Antonio Vinicius Amaro da Silveira e André Fernando Carvalho Leite

Foto: Stéphany Franco

Informações Adicionais