Semana Farroupilha: Festival de Dança Gaúcha reúne escolas públicas em homenagem a Paixão Côrtes


Escola David Canabarro durante apresentação cultural de 2018

Uma disputa de dança entre escolas da rede pública irá homenagear a vida e obra de Paixão Côrtes durante a Semana Farroupilha, no Parque Harmonia, em Porto Alegre. O Festival de Dança O Laçador é uma iniciativa do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morro da Tapera, organização fundada pela Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ). As apresentações envolvem sete escolas da Região Metropolitana e serão realizadas nos dias 10, 11 e 12 de setembro, às 9h30min e às 14h, no piquete do DTG (lote 22 - setor B). Das eliminatórias, sairão três equipes classificadas, que se enfrentarão na grande final agendada para 19 de setembro. A escola campeã ganhará uma viagem a Rio Pardo, berço histórico da Revolução Farroupilha.

De acordo com o patrão do DTG Morro da Tapera e presidente da ASJ, Paulo Olympio, as atividades promovidas pela entidade fortificam o conhecimento de crianças e adolescentes sobre a história do Rio Grande do Sul. “Todos os anos, o projeto cultural nos proporciona levar referências históricas, conhecimento extra e inovação para a gurizada. As crianças chegam ao Parque Harmonia sedentas de informação e história, prontas para dar um show de tradicionalismo. Isso é o que nos move a realizar projetos nesse âmbito e é gratificante ver o resultado final de cada escola”, destaca. 

O vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, que coordena os projetos, relata que, para a associação, a Semana Farroupilha começa na metade do ano. “Nossa organização para efetuar um ótimo projeto inicia-se ainda em junho, a partir de muito estudo e dedicação na hora de pensar a proposta e estudar a vida do homenageado. Essa dedicação somada às escolas faz toda a diferença durante as apresentações. Os alunos acabam demonstrando o seu amor e conhecimento pela história do Estado”, afirma. 

Acompanhe as apresentações:

O que: Festival de Dança O Laçador
Onde: DTG Morro da Tapera (lote 22 - setor B), Parque Harmonia
Quando: 10, 11 e 12 de setembro (terça, quarta e quinta-feiras) – sempre às 9h30min e às 14h

 

Crédito: Letícia Breda

Informações Adicionais