Festival O Laçador reúne mais de 90 crianças em dia de estreia

A estreia do Festival de Dança O Laçador reuniu, nesta terça-feira (10/9), mais de 90 crianças e adolescentes da Escola Estadual Coelho Neto, de Porto Alegre (RS), no piquete do Departamento de Tradições Gaúchas (DTG) Morro da Tapera, no Parque Harmonia. A disputa de dança é uma iniciativa da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) e segue com classificatórias nesta quarta (11) e quinta-feira (12) com apresentações às 9h30 e às 14h.

Os cinco pares de prendas e peões escolhidos pela escola iniciaram sua apresentação cantando o Hino ao Rio Grande, letra original do tradicionalista Paixão Côrtes. Logo após, executaram a dança Tatu, o que garantiu participação na classificatória do festival, que terá a grande final no dia 19 de setembro, às 14h. Os alunos também participaram de uma explanação teórica sobre a história das músicas e danças gaúchas e a vida de Paixão Côrtes, o grande homenageado da Semana Farroupilha de 2019. À tarde, foi a vez da Escola Municipal Antônio José de Fraga, de Portão (RS), mostrar a que veio com apresentação do Caranguejo.

De acordo com o vice-presidente da Associação dos Servidores da Justiça da RS (ASJ) e organizador do projeto, Luis Fernando Alves da Silva, o número de participantes e o nível de interesse dos alunos superaram as expectativas da patronagem. “Quando levamos a cultura rio-grandense para dentro das instituições de ensino recebemos, em troca, o interesse dos estudantes, o que, além de enaltecer a nossa história, aumenta a chama da tradição dentro de cada aluno”, frisou.

Segundo a professora do quinto ano da escola Coelho Neto, Maria Judith Araújo, a cultura gaúcha é trabalhada durante todo o ano letivo. “Eu sempre trabalho a história do Rio Grande do Sul. Então, participar do festival de dança durante a Semana Farroupilha acaba aproximando a teoria da prática, o que é essencial”, afirma.

Texto: Letícia Breda

Foto: Carolina Jardine

Informações Adicionais