76 anos de luta em prol da valorização dos servidores

Em meio à pandemia de Covid-19, a Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ-RS) completa 76 anos de história. Nas últimas semanas, a pauta de reivindicações foi marcada por mobilizações contrárias ao retorno do expediente presencial no Poder Judiciário gaúcho. As negociações com a administração do Tribunal de Justiça do Estado (TJRS) resultaram na suspensão da retomada até o dia 15 de julho. Uma luta pela valorização e pelos direitos dos servidores da justiça que sempre foi lastreada pela Associação. 

Fundada em 1º de julho de 1944, a entidade é reconhecida pelo pioneirismo nos embates com três poderes do Estado. Segundo o presidente Paulo Olympio, que há 34 anos está à frente da Associação, em momentos delicados é que se percebe a importância da representatividade classista para evitar a quebra de direitos. “Cabe a nós, como entidade, articular e mobilizar nossa categoria”, afirma.

Além de lutar pela valorização profissional, os servidores da justiça também carregam consigo o compromisso de manter o TJRS na liderança em eficiência nos tribunais do país. A ascendência gaúcha é reconhecida há 11 anos no Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPC-Jus). Olympio reforça que esse triunfo é resultado do trabalho de todos que integram o quadro de pessoal do poder. “Valorizar é garantir que todo esse empenho não caia por terra, aumentando o sentimento de pertencimento dos funcionários da justiça no Judiciário”, destaca. Para os próximos anos, o presidente deseja vida longa à ASJ, que desde a sua fundação segue o mesmo pilar: a classe em primeiro lugar.

Foto: Arquivo ASJ

 

Informações Adicionais