Assinado acordo que ampliará serviços do Hospital Moinhos de Vento para usuários do IPE Saúde

O governo do Estado, por meio do IPE Saúde, firmou nesta terça-feira (23/3) um protocolo de cooperação institucional com a Associação Hospitalar Moinhos de Vento, que tem o objetivo de produzir, através de um grupo de trabalho formado por técnicos das duas instituições, diretrizes para atendimentos nas áreas de oncologia, gastroenterologia e pesquisa clínica. A partir da adoção de procedimentos gerenciados (ou pacotes de atendimento, conforme termo usualmente empregado pelo setor da saúde), a ideia é que pacientes do IPE Saúde tenham acesso a serviços que vão de consultas médicas, passando por exames, quimioterapia, radioterapia, procedimentos ambulatoriais, cirurgias, transplantes e até internações no Hospital Moinhos de Vento.

“É um momento muito importante e positivo, porque é estratégico para o Estado, tanto por podermos contar com a excelência do atendimento do Moinhos de Vento, o que sem dúvida é fator de atração e retenção de talentos e empresas no Rio Grande do Sul, quanto por estarmos retomando essa relação, entre o Estado e o hospital, para oferecer serviços aos nossos servidores estaduais e para outros segurados gaúchos. Essa parceira, que está só começando, certamente fortalece ainda mais o IPE Saúde, se tornando uma alavanca da saúde como um todo para o nosso Estado”, salientou o governador Eduardo Leite.

O Hospital Moinhos de Vento é considerado o segundo melhor hospital do Brasil e único da Região Sul no ranking dos melhores hospitais da América Latina, divulgado em dezembro de 2020, e figura entre os cinco hospitais considerados de “excelência” no país pelo Ministério da Saúde. A partir da conclusão dos trabalhos, espera-se que tanto o sistema IPE Saúde como o prestador possam contar com maior previsibilidade, assertividade no cumprimento do planejamento administrativo financeiro, otimização de controles e auditoria e, especialmente, uma garantia de melhor assistência e segurança aos pacientes. O termo firmado também define que o hospital permitirá, em breve, a inclusão de pacientes do instituto em protocolos de pesquisa clínica, o que permite acesso, sem custos, a tratamentos de alta complexidade. 

“Há anos os usuários do IPE Saúde reivindicam uma parceria com o Hospital Moinhos de Vento. Ter uma das melhores instituições de saúde da América Latina como prestadora de serviços é motivo de alegria. O ato que assinamos hoje é muito emblemático. Através deste trabalho que será desenvolvido, abriremos portas para novos horizontes em cuidado e assistência em saúde”, afirmou o diretor-presidente do IPE Saúde, Marcus Vinícius Vieira de Almeida.

O IPE Saúde conta com cerca de 1 milhão de usuários em todo o Rio Grande do Sul, nos 497 municípios gaúchos, e uma rede superior a 10 mil prestadores credenciados. Além de propiciar assistência aos servidores estaduais, o instituto tem contratos firmados com mais de 260 prefeituras e câmaras municipais e vem trabalhando para ampliar a prestação de serviços no Estado.

Participaram da assinatura do protocolo de intenções o secretário de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, o CEO do Hospital Moinhos de Vento, Mohamed Parrini, e o presidente do conselho de administração, Eduardo Bier.

 

Fonte: Governo RS
Foto: Felipe Dalla Valle/Palácio Piratini

Informações Adicionais