História de Anita Garibaldi é foco de aulão virtual
- Detalhes
- Publicado em Terça, 14 Setembro 2021 20:02
Crianças de escolas municipais e estaduais de diversos municípios gaúchos participaram de aulão virtual na tarde desta terça-feira (14/9) sobre a história de vida e luta de Anita Garibaldi. O encontro virtual contou com apresentação da atriz e especialista Lize Souza, diretamente de Laguna (SC). Em detalhes, ela narrou trechos da biografia de Anita e de Giuseppe Garibaldi contada por meio de cartas. “Ela foi a maior guerreira que lutou pela liberdade. O sangue de Anita e de outros heróis gaúchos foram sacrificados para que a gente pudesse votar e exercitar nossa liberdade. Vamos enaltecer a história de Anita”, conclamou.
Interagindo com crianças do Ensino Fundamental, ela buscou esclarecer mitos sobre a história de Anita, como a relação entre ela e Garibaldi. “Ele tinha muita admiração por ela. Era um grande guerreiro e com uma mulher maior ainda ao seu lado”, afirmou a especialista que atua como supervisora de Patrimônio Imaterial na Fundação Lagunense de Cultura e dedica-se aos estudos sobre Anita Garibaldi há 18 anos.
O encontro também contou com apresentação teatral do grupo Entretê Produções, que trouxe um esquete especial sobre o tema do projeto. Com humor, respeito e modernidade, Anita e Giuseppe contaram sua história interagindo com as crianças e discorrendo sobre a liberdade e a valorização feminina nas novas gerações. A peça foi encenada pelos atores Edye Silva e Eduarda Ouriques.
O projeto Novas Anitas integra a programação do DTG Morro da Tapera nos Festejos Farroupilhas 2021. Capitaneado pela Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), contará com intensa programação ao longo desta semana. Além da live desta terça-feira, a programação inclui um quiz virtual que premiará um aluno de até 15 anos do Ensino Fundamental com um Notebook. O cronograma também conta com uma live para adultos na próxima quinta-feira (16/9), a partir das 19h, que terá no elenco a participação especial de mulheres gaúchas que hoje desempenham atividades importantes em suas áreas de atuação na sociedade rio-grandense.
Crédito: Letícia Szczesny