DTG Morro da Tapera finaliza festejos farroupilhas após semana intensa de atividades

O DTG Morro da Tapera finalizou as homenagens dos Festejos Farroupilhas deste ano nesta segunda-feira (20/9), após sete dias de muita comemoração com diversas atividades. Inspirados no bicentenário de Anita Garibaldi, o projeto “As Novas Anitas” trouxe um paralelo entre a história da jovem revolucionária e o atual papel das mulheres na sociedade gaúcha. A programação ocorreu entre os dias 13 e 20 de setembro nos canais de comunicação da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ).

O principal destaque da semana foi a live “As Novas Anitas” que reuniu a vice-presidente nacional do PDT e presidente da Ação da Mulher Trabalhista, Miguelina Vecchio, a presidente do CPERS-Sindicato, Helenir Schürer, e a voluntária e alfabetizadora de mulheres adultas Denise Mendes para um bate-papo sobre empoderamento e representação feminina. A conversa foi mediada pela 2ª secretária da ASJ, Marisa Comin e aconteceu no dia 16 de setembro.

A semana do Morro da Tapera também contou com programação voltada ao público infanto-juvenil. Os alunos de escolas públicas da região metropolitana de Porto Alegre participaram de um aulão virtual sobre Anita Garibaldi no dia 14 de setembro. A live trouxe um debate com Lize Souza, especialista no tema. Ao final, as crianças puderam assistir à peça teatral “Anita e Giuseppe”, produzida pelos atores Edye Silva e Eduarda Ouriques. 

Além das transmissões virtuais, a Semana Farroupilha também preparou uma brincadeira entre os estudantes do ensino fundamental. Entre 13 e 20 de setembro, a ASJ disponibilizou um quiz on-line para os alunos sobre a história da homenageada, em que os participantes que acertassem as nove perguntas de múltipla escolha iriam para uma rodada final de desempate com base na questão de número 10. O jogo reuniu 153 alunos do Rio Grande do Sul, sendo que 32 seguem na disputa final. A escolha será julgada pela comissão técnica formada por três representantes da associação. O resultado deve ser divulgado nas redes sociais da ASJ até o dia 22 de setembro.

Informações Adicionais