Entidades solicitam reajuste do salário mínimo regional ao presidente da AL

Representantes de centrais, federações, sindicatos e do empresariado reuniram-se, na tarde de quarta-feira (20/10), com o presidente da Assembleia Legislativa do Estado, deputado Gabriel Souza (MDB), para solicitar reajuste do salário mínimo regional. Na ocasião, as centrais defenderam reajuste de 10,3%, retroativo a 1º de fevereiro de 2021. A reivindicação é em relação ao Projeto de Lei (PL) 237/2021 que prevê a alteração do piso regional e a nova tabela de salário regional para 2021, fixando reajuste de 2,73% sobre o ano anterior.

Representando a Pública - Central dos Servidores no encontro, o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (ASJ), Paulo Olympio, defendeu que o piso regional do RS precisa ser melhorado significativamente. “Isso porque os pisos de Santa Catarina e do Paraná estão em patamar mais elevado, o que está determinando a fuga de trabalhadores para esses estados, daí o porquê precisamos estancar essa perda de mão de obra qualificada. Estamos apostando na construção de uma solução na medida em que hoje se reúnem aqui, na mesa da Presidência da Assembleia, frente a frente, trabalhadores e empresários”, destacou. 

Com base nas demandas apresentadas pelas entidades presentes, Souza sugeriu nova análise do quadro após a entrega do parecer da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), além de debate da audiência pública sobre o assunto que ocorre nesta quinta-feira (21/10). Também participaram do encontro os deputados Luiz Fernando Mainardi (PT), Valdeci Oliveira (PT) e Zé Nunes (PT), além do deputado Elton Weber (PSB) de forma virtual. 

Com informações da ALRS e da CUTRS

Crédito das fotos: Joel Vargas | Agência ALRS

Informações Adicionais