União dos Trabalhadores do Sistema de Justiça apresenta campanha salarial ao presidente da ALRS

A União dos Trabalhadores do Sistema de Justiça do Rio Grande do Sul deu mais um passo na articulação pela reposição salarial. Na manhã desta quinta-feira (24/2), os dirigentes das entidades foram recebidos pelo presidente da Assembleia Legislativa (ALRS), Valdeci Oliveira (PT). O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, participou do encontro, que contou também com a presença de representantes do Sindjus, Simpe, Abojeris e do Sindpers.

Durante a audiência, as entidades detalharam a preocupação com o índice da proposta de Revisão Geral Anual, que deve ser enviado pelo governador Eduardo Leite no começo de março. Eles reafirmaram as dificuldades dos servidores do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública do Estado, que estão há quase oito anos sem nenhum tipo de aumento e enfrentam ao longo de quase uma década perdas salariais.

Segundo Olympio, a reunião com o deputado foi produtiva. "Conseguimos levar para ele (presidente da ALRS) a preocupação das categorias com a necessidade de haver uma melhoria salarial, especialmente a preocupação com o prazo curto, considerando o período eleitoral", destacou. Ainda de acordo com o presidente da ASJ, a próxima etapa é mobilizar todas as categorias de servidores do Judiciário, MP e Defensoria, para tentar conseguir a liberação de um projeto que faça a reposição das perdas nas remunerações.

O presidente da ALRS destacou o compromisso da gestão com a redução das desigualdades e também informou que um caminho seria o acordo de líderes para que o projeto tenha tramitação rápida, em virtude dos prazos eleitorais.

Neste sentido, os dirigentes solicitaram que a Presidência da ALRS assegure espaços para discussão, como sessões extraordinárias, para atuação dos servidores na articulação para um índice de reajuste compatível, pelo menos, o índice inflacionário do período do governo Leite, que já ultrapassa 25%. "Estamos à disposição para construir esse diálogo", afirmou Oliveira, informando a importância da proposição ser enviada em breve, para garantir o tempo necessário de debate e articulação.

A União dos Trabalhadores do Sistema de Justiça do RS é composta por Sindjus/RS, Simpe, Sindpers, Abojeris e ASJ.

Foto: Ana Cláudia Capellari

Informações Adicionais