Audiência debate Justiça e Diversidade

 

"Nosso Judiciário está cada vez mais inserido no combate ao preconceito e à discriminação, e este evento é mais uma demonstração da nossa política de inclusão, abrangendo todos os segmentos sociais." A manifestação foi do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, durante a cerimônia de abertura da audiência pública "Justiça e Diversidade", ocorrida nesta quinta-feira (26/9) no Auditório Osvaldo Stefanello, situado no Palácio da Justiça, em Porto Alegre. "É uma honra recebê-los para dizer à sociedade que não toleramos qualquer tipo de preconceito e que as pessoas representadas pela comunidade que está hoje aqui representada neste local merecem todo o respeito e serão sempre acolhidas pelo Poder Judiciário. Nossos magistrados gaúchos serão soldados nesta causa nobre que pretende romper as barreiras da barbárie imposta pelo preconceito, eis que todos nós somos iguais perante a lei", concluiu o Presidente Alberto.

 

A iniciativa foi organizada pela Corregedoria-Geral da Justiça do RS (CGJ) em parceria com a Ouvidoria da Mulher, das Pessoas LGBTQIAPN+ e das Pessoas em Situação de Vulnerabilidade do TJRS, e teve um amplo debate sobre os direitos assegurados à comunidade LGBTQIAPN+ e as barreiras para que se tornem efetivos. Também foi tratada a realidade da violência e os desafios do sistema de Justiça e da sociedade, além da elaboração de estratégias para a criação de políticas públicas voltadas ao tema principal do evento, que foi aberto para representantes de organizações não governamentais, movimentos sociais, entidades sindicais, membros da iniciativa privada, instituições acadêmicas e de pesquisa.

 

A Drag Queen Cassandra Calabouço abriu o evento fazendo uma performance no Auditório, cantando a música "Indestrutível", de Pabllo Vittar. Ela também demonstrou toda a sua emoção ao subir no palco e falar da importância do evento. "Desde a minha juventude eu sofro com muitos preconceitos e confesso que jamais pensei que um dia o Judiciário faria uma audiência deste porte, abrindo as portas para que a gente possa debater os rumos da nossa comunidade e tudo aquilo que enfrentamos", disse

Fonte: TJRS

Informações Adicionais