ASJ acompanha posse da nova Diretora do Foro de Porto Alegre

A Juíza de Direito Gioconda Fianco Pitt assumiu na quarta-feira(16/10) a direção do Foro da Comarca de Porto Alegre (RS). Ela passou a ocupar o cargo exercido, entre fevereiro de 2022 e outubro deste ano, pela juíza de Direito Alessandra Abrão Bertoluci, que foi promovida a desembargadora do Tribunal de Justiça (TJRS). 

A cerimônia, que ocorreu no Auditório do Foro II, também foi prestigiada pelo presidente da Associação de Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, e pelo tesoureiro da entidade, Paulo Chiamenti. “Manifestamos votos de sucesso para a nova diretora e também agradecemos pela parceria da juíza Alessandra em favor de todos os servidores do judiciário”, destacou Olympio. 

Conforme o Presidente do TJRS, desembargador Alberto Delgado Neto, presente na cerimônia, “o Foro representa a porta de entrada do nosso Judiciário na Capital, que abrange cerca de  20% da população gaúcha, um território com grandes contrastes sociais e reivindicações de vários segmentos”.

A nova Diretora do Foro lembrou de sua trajetória como magistrada, iniciada em 1998, na Comarca de São Sebastião do Caí e falou dos desafios que terá no cargo. "O Foro da Comarca de Porto Alegre é muito grande e teremos o imenso desafio da otimização dos serviços prestados, garantindo sempre uma ótima jurisdição e também priorizando as pessoas", disse, ao destacar que a união de todos os magistrados, servidores e estagiários é fundamental.

A juíza Alessandra, por sua vez, salientou que a direção do Foro de Porto Alegre foi um grande desafio, tendo passado pela pós-pandemia até a enchente de maio desde ano. "Foi um período de muitas conquistas que qualificaram sobremaneira a atuação jurisdicional em nossa Capital. Hoje, quando me despeço e olhos para trás, este meu coração destemido sossega um pouco e me faz pensar que todos os principais projetos e iniciativas deram muito certo e tudo isso vai continuar assim nesta direção, com muitos avanços". A magistrada destacou ainda a importância da aprovação, pelo Conselho de Administração do TJ, da proposta de construção de um novo Foro Regional da Restinga para atender a zona sul de Porto Alegre.

Trajetória

A Juíza Gioconda ingressou na magistratura em novembro de 1998, atuando na 1ª Vara da Comarca de São Sebastião do Caí. Depois jurisdicionou nas Comarcas de Soledade, Novo Hamburgo, Canoas e foi promovida, em 2014, para Porto Alegre. Na Capital, já atuou como Juíza Substituta nos Foros do Alto Petrópolis e Sarandi e, posteriormente, na  5ª Vara da Fazenda Pública. Durante os anos de 2018 a 2021 atuou como Juíza-Corregedora e, desde 2022, estava na coordenação do Núcleo de Justiça bancário 4.0.

 

Com informações do TJRS

Foto: Gisele Ortolan 

 

Informações Adicionais