TJ gaúcho conquista o Selo Ouro no Prêmio CNJ de Qualidade 2024

O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) foi agraciado, nesta terça-feira (03/12), com o Prêmio CNJ de Qualidade 2024, na categoria Ouro. Concedida pelo Conselho Nacional de Justiça, a premiação foi anunciada durante o 18º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que acontece em Campo Grande (MS). O TJ gaúcho ficou em primeiro entre os Tribunais de grande porte na categoria Ouro, com um percentual de 70,4% da pontuação máxima.

O Presidente do TJRS, Desembargador Alberto Delgado Neto, está participando do evento na capital do Mato Grosso do Sul, acompanhado pelos Assessores da Presidência, André Pires e Mário Guerreiro, e os Juízes-Corregedores Luís Antônio de Abreu Johnson e Felipe Lumertz.  “Esta premiação é uma conquista oriunda de um verdadeiro mutirão que foi realizado pelos magistrados, servidores, estagiários e terceirizados que, mesmo em meio à maior catástrofe climática da história no Estado, conseguiram manter a tradicional produtividade do nosso Judiciário. Avançamos neste ano , pois em 2023 alcançamos  a categoria Prata, e agora, de maneira inédita, fomos contemplados com o nível Ouro", destacou o Presidente.

O Presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Ministro Luís Roberto Barroso, afirmou que o Prêmio CNJ de Qualidade valoriza o trabalho dos Tribunais do país. Ele destacou que, nesta edição, o Conselho atendeu o pedido das cortes para fazer uma distinção dos tribunais por porte. "Não era justa a comparação entre Tribunais que tinham pouco mais de dezenas de Desembargadores e Juízes e os que tinham mais de uma centena deles”, acrescentou o Ministro.

O Prêmio

O Prêmio CNJ de Qualidade foi criado em 2019 em substituição ao Selo Justiça em Números, implementado desde 2013. Muitos critérios foram aperfeiçoados ao longo dos anos e incluídos no regulamento. A premiação é dividida nos eixos Governança, Produtividade,  Transparência e Dados e Tecnologia.

Todos os tribunais participam do Prêmio CNJ de Qualidade – exceto o Supremo Tribunal Federal (STF). Ao todo, são quatro Tribunais Superiores, 27 Tribunais de Justiça (TJs), seis Tribunais Regionais Federais (TRFs), 24 Tribunais Regionais do Trabalho (TRTs), 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e três Tribunais de Justiça Militar (TJMs) estaduais.

Fonte: TJRS
Foto: Reprodução TJRS

Informações Adicionais