Começam oficinas para escolas no DTG

 

 

Tiveram início nesta terça-feira (6/9) as oficinas do DTG Morro da Tapera para as escolas nos Festejos Farroupilhas 2016. Os alunos do 1º ano da Escola Estadual Uruguai, de Porto Alegre, se divertiram botando literalmente a mão na massa para produzir as pequenas e deliciosas rodas de carreta. A ação integra o projeto "Roda de Carreta - uma história de força da guerra à cozinha", desenvolvido pela ASJ especialmente para o acampamento deste ano.

A proposta visa integrar a cultura gaúcha na rotina das crianças e apresentar itens da gastronomia tradicional do pampa. Muitos dos pequenos visitantes  nunca haviam provado a iguaria e saíram encantados. As professoras igualmente agradeceram por um contato tão rico com tradições gaúchas. "É uma oportunidade concreta de ver o que, no dia a dia, eles não conseguem ver", pontuou a professora Lorena Zortéa.

Além das oficinas para escolas, o DTG Morro da Tapera também integra o projeto Turismo de Galpão que recebe visitantes para demostrações culturais. Antes de aprender como se faz a roda de carreta, os turistas acompanham explanação sobre a origem da roda e a relação entre a carreta e a história do Rio Grande do Sul.

 

Informações Adicionais