Audiência com o presidente da AL aborda reposição salarial

A Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) reuniu-se nesta quarta-feira (28/2) com as demais entidades do Poder Judiciário, Tribunal de Contas, Defensoria Pública e Assembleia Legislativa em audiência com o presidente da Casa Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT). O objetivo foi discutir os Projetos de Leis (PLs) de recomposição salarial que tramitam na Assembleia. No caso do Poder Judiciário, o PL 218/2017, que dispõe sobre o reajuste dos servidores do Judiciário, foi protocolado na Casa no dia 16 de outubro de 2017, porém, ainda aguarda o parecer do relator, deputado Gilmar Sossella (PDT). 

O presidente da Casa recebeu as entidades, que solicitaram a tramitação mais rápida e eficaz dos projetos. Segundo Santos, tanto ele quanto o seu partido sempre estiveram dispostos a lutar de forma coerente pela questão trabalhista. O deputado ainda comentou sobre a importância do servidor público. “A máquina que toca o Estado é o funcionário”, afirmou.

Para o presidente da ASJ, Paulo Olympio, o PL 218 é um direito dos servidores do Judiciário, que não recebem a reposição salarial desde 2015. Ao final, Santos tranquilizou as entidades presentes reafirmando que vai examinar os projetos. O próximo passo agora é negociar com os relatores para que possam acelerar os tramites e as matérias entrem na pauta da Casa. 

Além da ASJ, compareceram na audiência Acedijus, Cejus, Aprojus, Asserlegis, ASTC, Ceape, Simpe e Sindpers.

 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais