Martinewski é novo coordenador da União Gaúcha

 

Em Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta segunda-feira (05/3), a União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) elegeu, por aclamação, a nova mesa diretora que deve coordenar a entidade até maio de 2018, quando ocorre a eleição regular. O motivo da eleição foi em razão do encerramento das gestões dos dirigentes nas suas entidades de origem, o juiz Gilberto Schaffer (Ajuris) e o procurador Luiz Fernando Barbosa (Apergs). Foram eleitos por aclamação o desembargador Cláudio Martinewski (Ajuris) como presidente, Ricardo Freitas (Ceape/TCE) como vice-presidente e Juliana Levigne (Adpergs) como secretária-geral. A presidente do Sinapers, Kátia Terraciano Moraes, manteve-se no cargo de diretora-financeira. 

PLs do IPE

Após o encerramento da Assembleia Geral, o colegiado voltou sua atenção para debater os Projetos de Leis (PLs) 206, 207, 211, 212 e 213 de 2017, que tratam de reformulação do Instituto de Previdência do Estado (IPE), incluindo sua divisão em IPE-Prev e IPE-Saúde. Os projetos seguem em tramitação na Assembleia Legislativa (AL), sendo quatro deles em regime de urgência. 

Durante a última semana, o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, e o conselheiro do Sindicato dos Auditores Públicos Externos do TCE (Ceape/TCE), Ricardo Freitas, procuraram os líderes das bancadas do PDT, PT, PCdoB e Rede para entregar e discutir as emendas elaboradas pela UG. Segundo Olympio, as entidades precisam intensificar uma ação unificada de monitoramento, acompanhando periodicamente o passo a passo dos parlamentares em relação às matérias. “Todos nós aqui representamos uma entidade de classe, isso é muito forte”, argumentou. 

Apesar da base governista seguir tentando aprovar os projetos sem a possibilidade de discussão, os conselheiros continuam buscando interlocução com os deputados. A posição da ASJ é que não se pode alterar toda gestão de uma autarquia que envolve 1 milhão de segurados sem debater incansavelmente o assunto.

 

Texto e Foto: Letícia Breda

Informações Adicionais