Iniciado roteiro em escolas que participarão do projeto Festival da Canção ASJ: O Canto dos Tropeiros

A Escola Estadual Básica Almirante Bacelar e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Jerônimo de Albuquerque, em Porto Alegre, foram as primeiras a receber o convite da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ) para integrar o projeto Festival de Canção ASJ: o Canto dos Tropeiros. A iniciativa prevê a criação de uma música tradicionalista sobre o tema Tropeirismo por alunos dos 7º, 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. Ao todo, seis escolas irão participar da competição inédita.

O vice-presidente da ASJ, Luís Fernando Alves da Silva, visitou salas de aulas na terça-feira (21) e na quarta-feira (22), e explicou para os alunos um pouco da história do tropeirismo, detalhando aos pequenos a proposta do projeto. "A ideia é que a gente faça uma troca de conhecimento. Ensinaremos um pouco do novo conhecimento sobre tradicionalismo e vocês sobre suas vivências", comunicou, na sala de aula. Os alunos demonstraram bastante interesse no tema que poderá ser explorado em até três projetos inscritos por escola. Todos os alunos que acompanharam a proposta do projeto em sala de aula receberam gratuitamente a cartilha 'Tropeirismo', publicação da ASJ que reúne conteúdo bibliográfico sobre o tema das canções. 

Nos próximos dias, a equipe da ASJ irá visitar as demais escolas participantes do projeto. A apresentação das canções acontecerá no piquete Morro da Tapera, localizado no Acampamento Farroupilha, entre os dias 11, 12 e 13 de setembro. Um juri técnico formado por especialistas e um músico tradicionalista selecionarão três canções que irão para a grande final no dia 18 de setembro. A escola campeã ganhará uma viagem para Rio Pardo (RS), onde os alunos irão conhecer os principais pontos turísticos do local. 

Crédito: Camila Silva

Informações Adicionais