União Gaúcha avalia sistema previdenciário

 

A importância dos movimentos de rua que informam a população acerca da Reforma da Previdência e o sistema previdenciário estadual dos servidores compuseram a pauta da reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) desta segunda-feira (6). Houve também debate sobre os próximos atos públicos promovidos pela UG e pela Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social.

 

O auditor externo do Tribunal de Contas do RS (TCE), Roberto Sanchotene, compareceu à reunião e trouxe dados e projeções atualizados sobre diversos regimes previdenciários, incluindo o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS). De acordo com ele, é incorreta a informação de que o déficit previdenciário aumentará caso a reforma não seja aprovada. "O discurso do governo enfatizando a necessidade da Reforma é falso e os servidores não são responsáveis pelo déficit", declarou.

Sanchotene ainda levantou a questão dos atrasos nas folhas salariais dos servidores, enfatizando que esse é outro demonstrativo de que estes profissionais não são responsáveis pelo chamado “rombo previdenciário”.

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, também acompanhou a reunião e expôs a questão da contribuição patronal a Sanchotene. Também reafirmou a necessidade de consolidar os discursos das entidades, bem como de priorizar a informação correta à população.

 

Texto e fotos: Audrey Erichsen

Informações Adicionais