União Gaúcha debate sobre IPE-Saúde e LDO

O IPE-Saúde, o sistema previdenciário estadual dos servidores e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) foram as questões debatidas na reunião da União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública (UG) desta segunda-feira (20/5). O presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, acompanhou a reunião.

A audiência pública, que aconteceu no último dia 13 na Assembleia Legislativa, debateu sobre o IPE-Saúde e teve uma boa repercussão de acordo com o colegiado da UG. Olympio pontuou que há um excesso de procura pelos profissionais da saúde cadastrados no sistema IPE e que é necessário ampliar o número de contratados. Ainda, ele afirmou que o ingresso de outros órgãos, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), no IPE-saúde ampliaria as dificuldades do sistema, pois a demanda por atendimentos seria ainda maior.

Ari Lovera, diretor do IPE-Prev, trouxe números que mostram o real déficit do regime de repartição simples do Estado, focando nas receitas e nas despesas com a previdência dos servidores públicos. O auditor externo do Tribunal de Contas do RS (TCE), Roberto Sanchotene, também falou sobre a situação previdenciária do Estado e ratificou a sua fala do dia 6 de maio, na qual pontuou que é incorreta a informação de que o déficit previdenciário aumentará caso a reforma não seja aprovada. Sanchotene também disse que o custo de transição da Reforma da Previdência terá um impacto muito grande na economia, "estamos passando por um momento de impacto financeiro em função do custo de transição do Regime" afirmou.

 

 

Olympio também trouxe a estruturação da Pública Central do Servidor no Rio Grande do Sul ao colegiado da UG. A Pública já está estruturada em outros estados e faz o trabalho de valorizar os servidores públicos. Ainda, Olympio destacou a importância da unificação dos trabalhos da centrais sindicais. 

Quanto à LDO, Paulo Olympio, destacou que está no prazo regimental para apresentação de emendas, o qual segue até 7 de junho. Ele destacou, também, os valores das receitas e das despesas que orientarão a elaboração da proposta orçamentária para 2019.

 

Crédito: Audrey Erichsen

 

Informações Adicionais