Frente Gaúcha e União Gaúcha debatem a reforma da Previdência

O encontro semanal da União Gaúcha (UG), realizado nesta segunda-feira (02/9) na sede da Ajuris, contou com membros da Frente Gaúcha em Defesa da Previdência Social. Na ocasião, o presidente da Frente Gaúcha, Vilson Antônio Romero, dissertou sobre a reforma da Previdência através de uma apresentação chamada “A blindagem da PEC”, que deixa clara a sua indignação com a CCJ do Senado Federal e o seu “faz de conta”, que faz parecer imparcial, mas facilita a aprovação da reforma da Previdência. 

Romero mostrou as 145 emendas apresentadas no texto da PEC 06/19, as supressões sugeridas, emendas de redação e a PEC paralela, ambas com incongruências. As fake news também foram comentadas, fora as projeções atuariais, desconstituição e capitalização. Criticou também as declarações dos senadores Tasso Jereissati e Simone Tebet que se mostraram altamente favoráveis as intenções governamentais pela aprovação da PEC.

A situação financeira e o impacto da PEC mostra que em 10 anos teremos um rombo de 1 trilhão na economia. Romero, declarou ainda que os ditos “privilegiados” são os ricos e não os servidores públicos. 

Celso Malhani de Souza, um dos integrantes da Frente Gaúcha, por sua vez, expressou a dificuldade que está sendo enfrentar essa Reforma. "Após a reforma da Previdência virão outras reformas. A contribuição extraordinária nada mais é do que um confisco e a miserabilidade do trabalhador", ponderou. Por fim, incentivou uma forte mobilização por parte das entidades. 

O vereador Airto Ferronato vê o trabalhador comum aderindo à reforma da Previdência, pois foi alimentado que a mesma retira privilégios quando, na verdade, não é bem assim. “Ela não retirou os privilégios, mas os direitos dos trabalhadores”, concluiu. 

Após o debate da frente, a União Gaúcha discutiu os itens de sua pauta. Entre eles, destacou-se a articulação para participação na audiência pública sobre a alienação dos imóveis pertencentes ao IPE Saúde.

O coordenador da União Gaúcha, Claúdio Martinewski, relatou que participou, juntamente com o secretário da entidade, Filipe Leiria, do lançamento da subcomissão que está tratando dos problemas do IPE Saúde. A ideia é fazer reuniões em sete regiões do estado, realizando debates sobre o IPE- Saúde, com a finalidade de fazer esclarecimentos, ouvir as necessidades dos beneficiários e, ao final, formular suas conclusões e encaminhamentos a respeito. ´

O presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, o primeiro vice-presidente Luís Fernando Silva e o terceiro vice-presidente Aguinaldo Prates, compareceram ao encontro. 

Texto e foto: Bruna Oliveira 

Informações Adicionais