Presidente do TJ entra na negociação com servidores

O presidente do Tribunal de Justiça, Carlos Eduardo Duro, reuniu-se com lideranças das entidades dos servidores da Justiça na noite desta quinta-feira (10/10) no primeiro encontro presencial desde o início do movimento paredista no final de setembro. Na ocasião, os servidores debateram as propostas e pleitos que motivaram a paralisação. O presidente da ASJ, Paulo Olympio, o secretário-geral, Paulo Chiamenti, e lideranças do Sindjus, Cejus e Abojeris trataram do projeto que extingue o cargo de oficial escrevente, alertando sobre os impactos dessa medida nos quadros do Poder Judiciário. Os representantes das entidades reafirmaram na reunião a necessidade de construir uma alternativa ao PL 93/2017 de forma a evitar a criação de um limbo entre escreventes e técnicos. As lideranças esperam uma nova reunião com o presidente do TJ na próxima segunda-feira (14/10), data que antecede assembleia geral agendada com a base da categoria para terça-feira (15/10), quando será definido o rumo do movimento paredista. 

Durante a reunião com o presidente, as entidades ainda abordaram os entraves para aprovação do reajuste da categoria, que tramita na Assembleia Legislativa há quase dois anos. O presidente assegurou que está atento à questão e que mantém tentativas de interlocução junto aos deputados. Também abordaram a questão do auxílio alimentação. “É a primeira vez que o presidente chama as lideranças para tratar claramente dos pleitos que motivaram a paralisação, o que sinaliza um movimento positivo para a categoria”, completou Olympio.

Um dos temas centrais do encontro foi a questão da efetividade dos servidores, que estão sob ameaça de corte de ponto. As lideranças solicitaram uma solução para que os milhares de trabalhadores em greve não tenham prejuízo, ressaltando que muitos já enfrentam dificuldades financeiras em razão do congelamento salarial e da conjuntura econômica. Além disso, reforçou Olympio, muitos têm prestações e empréstimos com desconto em folha que ficarão comprometidas em caso de corte. O coordenador geral do Sindjus/RS, Fabiano Zalazar, também pontuou a importância da retomada de um grupo de trabalho para o estudo e debate da construção do Plano de Cargos e Salários (PCS) para o Judiciário gaúcho.

Durante o encontro com o presidente, também tratou-se dos encaminhamentos das ações diretas no Supremo Tribunal Federal, que segue em julgamento na próxima quinta-feira (17/10) em Brasília. O Presidente também falou sobre a verba de condução dos Oficiais de Justiça.

A reunião ainda contou com a participação das diretoras do Cejus Jusselaine Porto e Kátia Aguiar, do presidente da Abojeris, Sirlan da Rosa Cruz, e do diretor da Abojeris Hélio da Rocha Martins.

Crédito: Carolina Jardine

Informações Adicionais