TJ apresenta Comissão do PC e pede esforço pelo consenso

 

 

Pouco mais de 48 horas após tomar posse no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, o presidente Voltaire Moraes apresentou a composição da recém-criada Comissão de Elaboração do Plano de Carreira Único dos Servidores do Poder Judiciário. O grupo, que será presidido pelo desembargador Eduardo Uhlein, ainda conta com a participação dos desembargadores Dilso Domingos Pereira e Antonio Vinicius Amaro da Silveira e da juíza-corregedora Cristiane Hoppe, além do analista judiciário Luciano José Martins Vieira. A servidora Luciane dos Santos Nolasco Fialho será a secretária que assessorará a comissão. O trabalho foi oficializado pela portaria nº 006/2020, assinada pelo presidente neste dia 5 de fevereiro e que passa a vigorar neste dia 6. 

Apesar de o grupo não ter representante das entidades dos servidores da Justiça, o presidente garantiu que haverá canal direto de diálogo com a categoria. O encontro foi realizado no gabinete da presidência e contou com seis entidades (ASJ, Sindjus, Cejus, Acedijus, Abojeris e Arsejur). Representando a ASJ, o presidente Paulo Olympio ressaltou a agilidade da nova Administração, mas lembrou que há muito trabalho pela frente. “Não será fácil, mas a prontidão em abordar o tema nos surpreende e indica que a Administração está empenhada em resolver essa questão que está há mais de 30 anos na pauta da categoria”, frisou ao sair do encontro.

 

A ideia da Administração do TJ é buscar o plano de trabalho iniciado há cerca de dez anos, quando o então desembargador Voltaire Moraes foi designado para cuidar do assunto. Na época, Eduardo Uhlein também integrou o grupo. Em sua fala durante a solenidade, Uhlein  lamentou a não utilização do trabalho nessa última década uma vez que, segundo ele, trazia inovações administrativas consistentes. No entanto, mudanças ocorreram nesse período, o que exigirá adaptações. “Hoje a situação é diferente. Tivemos alterações na gratificação por tempo de serviço e temos uma grande carência de servidores com 2 mil cargos vagos. Precisamos encontrar soluções para o judiciário de futuro. Isso faz parte do desafio dessa comissão”

 

Entusiasta do projeto que está entre as prioridades de sua plataforma de administração, o presidente lembrou que todos estão no mesmo barco da Justiça e têm o compromisso de o levar em frente para que chegue em um porto seguro. “Para que isso aconteça são precisos atos efetivos, como aqui está sendo realizado”. E pediu um esforço para que se chegue rápido a um consenso. “A interlocução  é importante. O Ministério Público conseguiu.  Ninguém nunca consegue nada 100%, mas podemos chegar a um percentual próximo”.

Voltaire Moraes garantiu que o grupo terá liberdade de agir e elaborar um plano que atenda aos sevidores, mas que seja factível dentro do orçamento do Poder Judiciário. “Não gostaria de terminar a minha gestão deixando de lado esse plano. Peço a comprensão de todos os sevidores e dos integrantes dessa comissão para encontrarmos uma fórmula capaz de realização o mais rápido possível”, pediu. 

 

Informações Adicionais