Comissão do Plano de Carreira apresenta propostas para a Administração

Em reunião virtual na tarde desta terça-feira (12/5), o Presidente da Comissão do Plano de Carreira dos Servidores, Desembargador Eduardo Uhlein, apresentou o relatório final desta primeira etapa para a Administração do TJRS. Conforme o magistrado, de fevereiro até agora a foram realizadas 21 reuniões, sendo três presenciais e 18 em ambiente virtual.

Pela proposta, o Judiciário gaúcho passará a ter cinco carreiras únicas de 1º e 2º Graus: Técnico (nível médio), Analista (superior), Oficial de Justiça estadual e os cargos de Analista (nível superior) e Técnico (nível médio) em informática.

O Presidente da comissão, Desembargador Uhlein, afirmou que o 1º grau será beneficiado com a criação da maior parte das funções gratificadas para contemplar novos setores em função do processo eletrônico eproc, como as Centrais de Atendimento ao Público (CAP), as Centrais de Cumprimento Cartorário (CCC) e a Unidades Remotas de Cumprimento e Apoio (URCA), bem como o apoio aos Juízes e Pretores com a criação de um segundo secretário.

Os Desembargadores que integram a comissão, Antonio Vinicius Amaro da Silveira, Secretário Executivo, e Dilso Domingos Pereira, destacaram o trabalho de todos os envolvidos com reuniões semanais extensas, mas que resultaram em uma proposta qualificada, com um moderno plano de reestruturação, valorizando os servidores de 1º e 2º Graus.

O Presidente do TJRS, Desembargador Voltaire de Lima Moraes, elogiou o trabalho da Comissão, definindo-o como "extremamente minucioso" e reconheceu a qualidade e eficiência de todos os integrantes, bem como a participação da Corregedoria. "É um trabalho de fôlego, altamente responsável. É um projeto de vários coautores, todos irmanados para a elaboração de um plano que contemple todas as categorias e dentro do que é possível realizar com os recursos disponíveis."

O Desembargador Voltaire também destacou a necessidade de retirada de alguns projetos que tramitam na Assembleia Legislativa, que tratam da criação de cargos no Poder Judiciário, para que a tramitação da atual proposta ocorra sem empecilhos. E disse que a meta é enviar o anteprojeto para o Legislativo estadual antes do encerramento de sua gestão.

"Não queremos terminar a Administração sem que, no mínimo, este projeto esteja encaminhado para a Assembleia Legislativa."

A Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Vanderlei Teresinha Tremeia Kubiak, parabenizou o grupo pelo trabalho, destacando a celeridade e a qualidade das propostas apresentadas.

Ao final, o Presidente Voltaire informou que vai analisar as propostas e, na sequência, o plano será apresentado para todas as categorias, antes da tramitação nos demais órgãos do Tribunal de Justiça, como COJE, COMAG e Órgão Especial.

Presenças

Também participaram da reunião os Vice-Presidentes, Desembargadores Liselena Schifino Robles Ribeiro (1ª Vice), Ícaro Carvalho de Bem Osório (2º Vice) e Ney Wiedemann Neto (3º Vice), o Presidente da Comissão de Relações Institucionais, Desembargador Francisco José Moesch, as Juízas-Assessoras da Presidência, Eliane Garcia Nogueira e Maria Cláudia Cachapuz, os Juízes-Corregedores que integram a comissão, Cristiane Hoppe (coordenadora), Rosane Wanner da Silva Bordasch, Rogério Delatorre, Geneci Ribeiro de Campos e Max Akira Senda de Brito, e os servidores também da comissão, Alex Soares de Mello e Luciano Martins Vieira.

Fonte: TJ/RS

Foto: Reprodução TJ/RS

Informações Adicionais