Comissão de Inovação dará ênfase a práticas de aprimoramento dos serviços judiciais

Os novos integrantes da INOVAJUS, Comissão de Inovação no âmbito do Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, realizaram a primeira reunião virtual. O atual presidente da Comissão, desembargador Ricardo Pippi Schmidt, assumiu a função no dia 16/4.

Ele define este trabalho como um desafio que todos estão enfrentando com grande entusiasmo e dedicação: "Nesta gestão pretende-se resgatar a ideia original que inspirou a criação do INOVAJUS, à época coordenado pelo desembargador Carlos Eduardo Richinitti, qual seja, de atuar como agente de transformação institucional objetivando a criação de uma cultura da inovação", explica. "Nesse sentido, serão estimuladas formas de desenvolvimento colaborativo entre magistrados, servidores e o Departamento de Informática, em busca de soluções tecnológicas inovadoras para os serviços judiciários, com ênfase no processo eletrônico e na atividade de 1º grau. Daí, a importância da presença da Corregedoria-Geral da Justiça, do Departamento de Informática e de magistrados de 1º e 2º Graus na Comissão, além do braço da Escola da Magistratura, por meio do NIAJ, que reúne dezenas de juízes que há mais de 10 anos têm se voltado para a inovação no âmbito do Judiciário".

A pauta desta primeira reunião já tratou das iniciativas de inovação que estão em andamento na DITIC (Direção de Tecnologia da Informação e Comunicação do TJRS), do funcionamento das sessões virtuais por meio de videoconferência. Ainda, abordou a ideia da criação do Laboratório de Inovação Judiciária - LABJUS.

Integrantes

A nova Comissão, além da presidência do desembargador Ricardo Pippi Schmidt, é composta pelos juízes-corregedores André Luís de Aguiar Tesheiner, Ana Cláudia Cachapuz Silva Raabe, pelos juízes de direito Lizandra dos Passos e Daniel Englert Barbosa, juntamente com os servidores do TJRS Antonio Braz da Silva Neto (Diretor da DITIC), Tatiana de Araújo Gonçalves, Verusca Ardissone Rizzardo e Sheron Garcia Vivian.

Nesta reunião também participaram como convidados a juíza-corregedora Cristiane Hoppe, e os servidores da DITIC Débora Pritsch e Luciano Zanuz.

O grupo deve se reunir quinzenalmente.

Envio de sugestões

O acesso ao hotsite da INOVAJUS é pelo portal do TJRS: https://www.tjrs.jus.br/inovajus/. O espaço é aberto para qualquer pessoa fazer sugestões de inovação com o intuito de aperfeiçoar a rotina de trabalho do Poder Judiciário gaúcho. Na página também é possível conhecer ideias inovadoras já adotadas.

Fonte: Patrícia Cavalheiro/ TJRS

Informações Adicionais