União Gaúcha criará comitês em defesa da previdência pública

 

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública criará comitês em defesa da previdência em parceria com sindicatos municipais e estaduais de funcionários públicos do Rio Grande do Sul. A decisão foi aprovada por aclamação na reunião virtual desta segunda-feira (24/8). Segundo o presidente da entidade, Cláudio Martinewski, a proposta quer levar aos municípios, que tenham Regime Próprio de Previdência (RPPs), informações unificadas sobre a previdência social, colocando a União Gaúcha como referência técnica do assunto. “Com esse projeto, pretendemos aumentar a nossa base de atuação política em todo o Estado”, ponderou.

De acordo com o secretário-geral da União Gaúcha, Felipe Leiria, é importante que as bases conheçam a trajetória de lutas da previdência social para poupar tempo e discurso nos debates políticos que normalmente são enfrentados na Assembleia Legislativa. “Como as mudanças na legislação da previdência estão ocorrendo de forma acelerada, manter o discurso alinhado em todo o Estado facilita nossa base de apoio e aumenta nossas chances de reverter alguns cenários”, afirmou. 

Na mesma linha, o presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, destacou que os comitês podem facilitar a rede de relacionamento entre os servidores públicos municipais e estaduais. “Às vezes as opiniões divergem por falta de informações técnicas, por isso, o conhecimento precisa transitar em todo o Estado, do interior a capital”, reforçou.

PLC 148

O Projeto de Lei Complementar (PLC) 148/2020, aprovado pelos deputados estaduais no dia 12 de agosto, deve ser publicado no Diário Oficial do Estado nesta terça-feira (25/8). Na reunião desta segunda-feira, a coordenação da União Gaúcha informou que irá ingressar com duas ações no campo jurídico contra a aprovação da legislação, uma no âmbito estadual e outra na esfera federal.

Informações Adicionais