União Gaúcha lança Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público

A União Gaúcha em Defesa da Previdência Social e Pública lançou nesta segunda-feira (01/03) a Frente Gaúcha em Defesa do Serviço Público. O movimento, que reúne entidades sociais e representativas dos servidores públicos federais, estaduais e municipais do Rio Grande do Sul, luta pela defesa do funcionalismo e do serviço público em frente a uma série de desmontes propostos pelo governo federal. Entre eles, a PEC da Reforma Administrativa e Emergencial (PEC 186/2019) é um dos projetos que mais preocupam as categorias. A proposta deve entrar na pauta desta semana do Senado Federal. Se aprovada, a PEC permitirá a redução da jornada de trabalho e salários dos servidores.

A solenidade virtual de lançamento da Frente Gaúcha contou com a presença de representantes gaúchos no Senado Federal. O senador Paulo Paim (PT) afirmou que está ao lado dos servidores e da sociedade na luta contra a quebra de direitos. “O lançamento da Frente Gaúcha merece todo o nosso carinho e registro o meu apoio na defesa do serviço público de qualidade. Afinal, quem é mais beneficiado pelo serviço público é a população”, destacou. Além de Paim, Leonardo Ribeiro, assessor parlamentar do senador Lasier Martins (PSD), também participou do evento.

O presidente da União Gaúcha, desembargador Cláudio Martinewski, ressaltou que a criação da Frente Gaúcha marca o início de uma trajetória importante na luta do funcionalismo público. Na mesma linha, o vice-presidente do Sindifisco-RS, Celso Malhani, pontuou que a intenção do governo é reduzir a atuação dos servidores na administração do Estado. “O governo está dividindo de forma hábil todo o serviço público para no final não sobrar ninguém”, criticou. 

Para o presidente da Associação dos Servidores da Justiça (ASJ), Paulo Olympio, a pandemia de Covid-19 mostrou para a sociedade a importância do serviço público na hora de garantir atendimento de qualidade aos indivíduos. “Enquanto o país é assolado por uma crise sanitária sem precedentes, o funcionalismo público atua na linha de frente da pandemia. Os profissionais de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS) são um dos principais exemplos que comprovam a importância da qualidade do serviço público no Estado. Por isso, devemos buscar a defesa de direito dos servidores”, argumentou. O tesoureiro-geral da AJS, Paulo Chiamenti, também esteve presente no encontro.

 

Informações Adicionais