ASJ e entidades apoiam turno único de trabalho no Judiciário

 

Em resposta a prazo aberto para manifestações pela Administração do Tribunal de Justiça do RS (TJRS), a Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ) e demais entidades representativas dos servidores do Poder Judiciário gaúcho, se posicionaram pelo apoio à implementação de um turno único de trabalho. A deliberação, anunciada no final de 2021, foi alvo de questionamento enviado pela OAB/RS. Implementado em caráter experimental no início da pandemia, o turno único das 12h às 19h mostrou-se eficiente por concentrar atividades laborais da categoria. Aprovado pela Administração do TJRS para tornar-se efetivo, ele entrou em vigor em caráter permanente em 7 de janeiro de 2022. 

Em documento assinado pela ASJ, pelo Sindicato dos Servidores da Justiça do RS (Sindijus/RS), pela Associação dos Oficiais de Justiça do RS (Abojeris), pela Federação Nacional dos Trabalhadores dos Judiciários nos Estados (Fenajud) e pela Associação Nacional dos Servidores da Justiça (ANSJ) e enviado na sexta-feira (13/01) ao presidente do TJRS, desembargador Voltaire de Lima Moraes, os servidores reafirmam que o turno único é um avanço nos processos judiciais eletrônicos em todos os serviços da Justiça Estadual. De acordo com o texto, "houve um avanço extraordinário nos últimos meses passando a tramitar de modo eletrônico 2,7 milhões de ações do total de 5,3 milhões de processos ativos na Justiça gaúcha", o que totaliza mais da metade dos processos eletrônicos neste momento. O documento também salientou dados deste mês que apontam que, "no 2º grau, a virtualização processual já atinge a marca de 70% dos processos e 81% nas Turmas Recursais".

Para o presidente da ASJ e primeiro vice-presidente da ANSJ, Paulo Olympio, a adoção do turno único e do teletrabalho são medidas complementares que possibilitam maior facilidade para os servidores atenderem as demandas judiciais. “Principalmente durante a pandemia, muitos servidores tiveram dificuldades em ter acesso aos processos físicos. Atualmente, com a facilidade imposta pela tecnologia, os profissionais conseguem acessar de forma simplificada ferramentas disponíveis, como o balcão virtual, por exemplo”, destaca Olympio.

 

Informações Adicionais