Martinewski assume com foco no combate às desigualdades

 

Com discurso forte e focado na busca por maior igualdade e Justiça Social, o juiz de Direito Cláudio Martinewski tomou posse da presidência da Associação dos Juízes do RS (Ajuris) no final da tarde desta terça-feira (1/02). Em uma trajetória marcada pela luta pelo setor público em parceria com os servidores, o magistrado foi enfático ao expor as desigualdades e ataques que a sociedade e o Poder Judiciário vêm enfrentando nos últimos tempos. “É inconcebível o que se sofre a cada decisão que se anuncia”.

Consciente do papel dos magistrados na formação do Estado Democrático de Direito, Martinewski foi além em uma manifestação clara sobre o cenário político nacional: “Debater e discordar faz parte da democracia. Mas desconstruir e atacar faz parte dos piores momentos por que passou a humanidade. Se querem envolver a Justiça nesse insano embate que divide o país, que nos vejam ao lado dos que estão comprometidos com a construção de um Estado justo e não ao lado de grupos compromissados com a violência e o caos social para se perpetuarem no poder”.

Na ocasião, apresentou as linhas da gestão que comandará a Ajuris em 2022/2023. Reforçou a necessidade de investimento em formação, de união das categorias e de maior valorização de carreiras de forma a garantir o pleno exercício de direitos “perversamente taxados de privilégios”. Durante a nova gestão, citou que a legitimação da palavra valorização será dada pelo trabalho constante da defesa das carreiras públicas, um trabalho iniciado pelo magistrado ainda durante sua passagem por outras entidades como a União Gaúcha em Defesa do Servidor Público e já desenvolvido na gestão do presidente Orlando Faccini Neto, na qual ocupava o cargo de vice-presidente.  

Martinewski defendeu um Estado forte e atuante e que valorize e fortaleça o trabalho daqueles servidores abnegados e focados em garantir a dignidade dos serviços prestados. A solenidade contou com a presença de representantes das entidades dos servidores da Justiça do RS. O presidente da ASJ, Paulo Olympio, parabenizou o colega, lembrando dos anos de lutas travadas ao lado do magistrado no IPE e União Gaúcha. “Desejamos sorte e força ao colega nesse momento difícil que atravessamos, em que há muito a se buscar”, pontuou Olympio.

 

Informações Adicionais