Relatório final do Piso Regional é aprovado no dia em que entidades de trabalhadores e empresários têm audiência com o presidente da ALRS

Foi aprovado em audiência na manhã desta quarta-feira (16/3) o relatório final da Subcomissão do Piso Regional. A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo decidiu, ainda, que haverá mais cinco audiências públicas para debater o relatório. A decisão já é um avanço, visto que cerca de 1,5 milhão de gaúchos e gaúchas ainda não tiveram reajuste este ano. Paulo Olympio esteve presente na audiência representando a PÚBLICA – Central sindical dos Servidores.

O Piso Regional está há três anos sem reajuste e em dezembro de 2021 foi fixado em 5,53%. As centrais sindicais entregaram em 15 de fevereiro ao governo a reivindicação de reajuste de 15,58%. O índice considera a reposição da inflação de 10,60% referente à variação do INPC do ano passado até janeiro deste ano e a recuperação de 4,50% correspondente ao INPC de 2019, que deveria ter constado no Projeto de Lei nº 237/2021, mas não foi incluído.

Após a votação do relatório, Olympio participou de um debate com os representantes empresariais, que foi mediado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Valdeci Oliveira. O encontro visou tratar as definições do próximo índice do Piso Salarial Regional. Olympio ressaltou que as reposições salariais precisam ser mais rápidas e condizentes com as analises estatísticas. “O salário está sendo destruído e por isso se faz tão necessário esse debate em torno do reajuste do salário mínimo regional. Por outro lado, a disparidade do valor do piso regional entre o RS, SC e PR é fator de migração de trabalhadores gaúchos para aqueles Estados. Por fim, o fato de que, estatisticamente, possa ter sido concedido em 20 anos percentual de reposição superior ao daqueles Estados, não diz muita coisa, pois a base salarial daqui, onde vai incidir o percentual, é menor”, afirmou.

Participaram do debate, representantes das centrais sindicais, deputados, integrantes de entidades empresariais e a presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Maria Helena Oliveira. “A Assembleia Legislativa tem o papel de dialogar todos os temas da sociedade, e a ideia de reunião entre trabalhadores e empresários para discutir o piso regional tem a intenção de aproximar, cada um com seu ponto de vista, respeitando as opiniões”, destacou Oliveira, que quer o Legislativo na mediação desse tema. Novo encontro ficou agendado para o dia 30 de março.

Foto: Danielly Oliveira

Informações Adicionais