Centrais sindicais debatem reajuste do Piso Salarial Regional em audiência na ALRS

Representando a Pública Central do Servidor, o presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, participou, na manhã desta quarta-feira (30/03), da audiência com o presidente da Assembleia, deputado Valdeci Oliveira, e do titular da Subcomissão do Piso Regional, deputado Luís Fernando Mainardi. O evento teve como objetivo dar continuidade ao debate do reajuste do Piso Salarial Regional a partir da aprovação do relatório final, ocorrida no dia 16 de março. O encontro, realizado na Assembleia Legislativa, contou com a presença de representantes das centrais sindicais, deputados, integrantes de entidades empresariais e da presidente do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda, Maria Helena Oliveira.

Olympio destacou que todas as falas contemplam a mesma necessidade e que é preciso romper esta resistência. “Vamos tirar desta inércia e colocar no ponto em que precisa. O Estado está presente aqui e será o impulsionador deste projeto de lei. O Estado tem que dar a sua posição também”, reforçou. 

O Piso Regional estava há três anos sem reajuste e em dezembro de 2021 foi fixado em 5,53%. As centrais sindicais entregaram, em 15 de fevereiro, a reivindicação de reajuste de 15,58%. O índice considera a reposição da inflação de 10,06% referente à variação do INPC do ano passado até janeiro deste ano e a recuperação de 4,50% correspondente ao INPC de 2019, que deveria ter constado no Projeto de Lei nº 237/2021, mas não foi incluído. Já as entidades empresariais consideram inoportuna a majoração do valor do piso regional de salários. Uma nova reunião ficou programada para o dia 13 de abril.

Informações Adicionais