Idosos visitam o Galpão da ASJ no Acampamento Farroupilha

 

 

 

 

 No dia de hoje, o DTG Morro da Tapera recebeu no Galpão montado no Parque Harmonia, a visita de grupo de idosos assistidos pela FASC – Fundação de Assistência Social e Comunitária de Porto Alegre.

 O grupo foi coordenado pela monitora do Centro Dia do Idoso Nascer do Sol, a assistente social Vera Azambuja. A instituição realiza atendimento assistencial e comunitário a população idosa, na região noroeste da cidade, tendo levado ao acampamento aproximadamente 30 idosos.

 A visita fez parte da programação do DTG no Acampamento Farroupilha, iniciado no dia 31/08 e que vai até 22/09. Na oportunidade os visitantes puderam aproveitar a apresentação de lendas gaúchas, que fazem parte do projeto cultural “Audições ASJ”, desenvolvido pela entidade no galpão. Também divertiram-se ao som do Gaiteiro que os acompanhava, fizeram declamações, além de apreciarem alguns passos de dança de fandango.

 Os idosos foram recepcionados de forma emocionada e entusiástica pelos integrantes do DTG Morro da Tapera, que manifestaram-lhes a honra e a felicidade de poder servirem de instrumento para a diversão dos visitantes. O Presidente da ASJ e Patrão do DTG, Paulo Olympio, emocionado, relatou que “a interação proporcionada em momentos como este nos dá a dimensão da nossa responsabilidade em tentar sempre formas de inclusão, juntando as mais diversas faixas etárias num ambiente único, onde possa desaparecer qualquer diferença. O nosso agradecimento a essas pessoas que em muito também nos ensinam.”

 A programação cultural do DTG tem sido direcionada às crianças e adolescentes, dentro do Projeto Audições ASJ, onde são contadas as lendas gaúchas, com o intuito de fazê-las interagir e compreender um pouco da nossa tradição. Essas contações de estórias são também estendidas a grupos de turistas, pelo projeto Turismo de Galpão, capitaneado pela Secretaria Municipal de Turismo, de forma a passar-lhes um pouco de nossa cultura.

 Na próxima semana continuam as audições na terça, quarta e quinta-feira para turistas e alunos de escolas que se agendaram.