Categorias de servidores e TJRS iniciam GT para revisão do Plano de Carreira

Representantes das categorias de servidores do judiciário gaúcho deram início nesta quinta-feira (11/7), ao trabalho de análise e de elaboração de propostas junto à Comissão de Revisão do Plano de Carreira. O encontro aconteceu no Palácio da Justiça e foi coordenado pelo desembargador Antônio Vinicius Amaro da Silveira. “As conversas foram extremamente positivas, com muitas convergências em vários pontos, e todos cientes do problema econômico que assola o Estado, ainda mais em função da calamidade pública. Mas existe uma sintonia muito grande e acreditamos que os avanços serão muitos e as sugestões de aprimoramento são extremamente importantes”, afirmou o magistrado.

Conforme o presidente da Associação de Servidores do Judiciário (ASJ), Paulo Olympio, a previsão é ter o texto revisional pronto em novembro, quando será enviado para análise dos Colegiados internos do Tribunal de Justiça (COJE, COMAG e ÓRGÃO ESPECIAL) antes de ser remetido à Assembleia Legislativa até o final de novembro. “Estamos nos articulando para incluir as modificações que garantem justiça aos servidores e servidoras, buscando uma conversa consensual para garantir que todos os prazos sejam cumpridos”. O dirigente integra o Grupo de Trabalho pela ASJ, juntamente com o vice-presidente, Aguinaldo De Sotto-Mayor Prates, representando a Associação Nacional dos Servidores do Poder Judiciário (ANSJ). 

As pautas para mitigar os prejuízos dos servidores incluem estudo para estabelecer licença remunerada, melhoria no valor de auxílios como refeição e saúde a ativos e aposentados, além de inclusão de um auxílio social; e para a progressão para 100% dos servidores que atingirem os critérios na avaliação de 2023, ou por tempo de serviço, além da reorganização da carreira mediante o reenquadramento inicial de todos os servidores baseado no critério de antiguidade.

Também participaram do encontro, o desembargador Leonel Pires Olhlweiler, o juiz Assessor da Presidência, André Pires, o juiz-corregedor Felipe Lumertz, o assessor da 2ª Vice-Presidência do TJ, Alexandre Delayti Motta, além de   dirigentes e representantes do SINDJUS, ABOJERIS, APOLJUD, ATECJUD, ACEDIJUS, CEJUS e FENAJUD.

 

*Com informações do TJRS

Foto: Eduardo Nichele – DICOM/TJRS

Informações Adicionais