Jayme Caetano Braun inspira jovens poetas

Jovens poetas declamaram poesias de sua autoria inspiradas na vida e obra do escritor e payador Jayme Caetano Braun. As apresentações de alunos da rede pública da Grande Porto Alegre ocorreram nesta terça-feira (10/09), no DTG Morro da Tapera, no Parque da Harmonia, em Porto Alegre. O DTG é integrado por servidores do Poder Judiciário ligados à Associação dos Servidores da Justiça do RS.

O grupo que abriu o Sarau Jayme Caetano Braun foi da escola Professor Américo Braga, de Eldorado do Sul (RS). O aluno Rafael Berchon declarou a obra “Jayme, eterno contador”, emocionando colegas e os concorrentes da Escola Estadual de Ensino Fundamental Coelho Neto, de Porto Alegre (RS). “Tentamos manter vivas as tradições. Temos alguns alunos que participam de nossas estratégias, e a gente sempre busca trazer isso para dentro da escola, incentivando os alunos a conhecerem e participarem das tradições do nosso estado”, explica a professora Priscilla Munhoz.

O grupo da Capital apresentou mais dois poemas embalados ao som de violão. As composições “Jayme Caetano Braun, o payador” e “Jayme, o gaúcho gaudério” foram apresentadas pelos pequenos das turmas do segundo e terceiro anos do Ensino Fundamental, respectivamente. “Quando a ASJ propõe um desafio, a gente topa. Prender a atenção dos pequenos não é tarefa fácil, mas, por meio dessa iniciativa, juntamos quatro turmas e fizemos um trabalho em conjunto muito bacana”, afirmou a professora Sheila Corsel.

Conforme o patrão do DTG e presidente da ASJ, Paulo Olympio, ver o esforço dos alunos e o preparo e comprometimento para declamar seus poemas durante o sarau foi uma confirmação do empenho de todos os envolvidos na atividade. “As crianças fizeram o tema de casa. Decoraram suas falas e fizeram bonito no DTG.”

As disputas seguem nesta quarta-feira a partir das 14h com a declamação de mais 19 poemas das escolas Décio Martins Costa e Cândido Portinari, ambas de Porto Alegre. As poesias apresentadas nesta semana no Sarau serão avaliadas por uma junta técnica. A escola vencedora receberá um passeio turístico. Todas estão compiladas no livro Tributo a Jayme Caetano Braun, lançado oficialmente neste Semana Farroupilha e distribuído entre os estudantes. Ele também está disponível no link: https://issuu.com/wakissuu/docs/cartilha_farroupilha_2024.


Foto: Carolina Jardine

Informações Adicionais