Administração do TJ promove reunião com entidades de classe ligadas aos servidores do Judiciário

“Foi uma reunião importantíssima para a manutenção do diálogo que sempre tivemos com os servidores e o esclarecimento de dúvidas existentes. Informamos para as entidades representativas que a revisão do Plano de Carreira já está em tramitação interna e logo estará sendo apreciada pelos integrantes do Órgão Especial para seguir o rito da matéria”. A manifestação foi do Presidente do Tribunal de Justiça, Desembargador Alberto Delgado Neto, que convidou dirigentes e representantes de entidades ligadas aos servidores para uma reunião no Palácio da Justiça, ocorrida nesta quinta-feira (24/4).  “Nossa ideia é o encaminhamento do Plano, da maneira mais rápida possível, ao Legislativo, juntamente com os demais projetos a serem enviados, como a criação de 30 cargos de Desembargador, além da iniciativa, contida no Plano de Carreira, para a revisão do nosso corpo de servidores, a fim de que possamos ampliar o atendimento das demandas oriundas da modernização do Judiciário imposta pela virtualização, sempre respeitando as dotações orçamentárias”, disse ele.
O Chefe do Poder Judiciário gaúcho enfatizou que o Judiciário pretende entregar à sociedade iniciativas que possam proporcionar maior celeridade jurisdicional, através das assessorias dos magistrados de 1° Grau e por intermédio dos cargos de Desembargadores para que possamos proporcionar a condição de recepcionar as demandas do 1° grau que virão em decorrência, por exemplo, do avanço proporcionado pela Inteligência Artificial”, disse ele.
“Então é muito importante que todos os nossos setores dos servidores estejam integrados a isso e vejam o que está acontecendo e principalmente nos dando apoio para as aprovações, pois se trata de um macroprojeto que trará melhorias nas condições de trabalho dos magistrados e servidores e grandes benefícios para os jurisdicionados. “O Judiciário é um só, composto por magistrados, servidores, estagiários e terceirizados e quanto mais unidos estivermos mais condições teremos de atender a nossa comunidade”, afirmou.

Ele esclareceu que, em função do avanço da Inteligência Artificial e da informatização, é preciso dotar, da maneira mais rápida possível, os magistrados de condições plenas de trabalho. “Por isso estamos criando Cargos em Comissão ou FGs para auxiliar os Juízes de Direito no 1° Grau, que também poderão ser ocupados por servidores do quadro, pois exerceriam Funções Gratificadas. Já estamos inclusive disponibilizando cursos de capacitação aos servidores que tenham interesse em fazer parte das assessorias de gabinetes dos magistrados de 1° grau”, concluiu.

O Coordenador do GT de Revisão do Plano de Carreira , Desembargador Antonio Vinicius Amaro da Silveira, que preside os Conselhos de Inovação e Tecnologia e de Comunicação Social,  por sua vez, também destacou a importância do diálogo mantido. Porém, acrescentou que o projeto inclusive já foi aprovado pela Comissão de Organização Judiciária (COJE) na semana passada, com vistas ao atendimento das prioridades existentes para o aperfeiçoamento das atividades jurisdicionais. “Quanto à questão dos cargos destinados às assessorias dos Juízes de 1° Grau, é fundamental lembrarmos que os servidores do quadro também poderão exercê-los com Funções Gratificadas. Trata-se da melhor alternativa neste momento, para que possamos ter agilidade na solução desta questão, tendo em vista que muitos magistrados estão com excesso de demandas, armazenadas em seus gabinetes, como consequência da automação do processo eletrônico e dos demais avanços tecnológicos. Temos que pensar no atendimento dos interesses da sociedade, que é a razão da nossa existência”, concluiu.

Paulo Olympio, presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ),  destacou que após a reunião, irá reavaliar a situação.  “A questão ficou muito complexa após os esclarecimentos recebidos na reunião com o TJ, de modo que vamos avaliar mais um pouco.", explicou.

Participaram do encontro o 1° Vice-Presidente do TJ, Desembargador Ícaro Carvalho de Bem Osório, a 3ª Vice, Desembargadora Lusmary Fátima Turelly da Silva, a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Fabianne Breton Baisch, o Presidente da AJURIS, Juiz Cristiano Vilhalba Flores, e o Presidente do Conselho de Relações Institucionais do TJ, Desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga, além dos Juízes-Assessores da Presidência André Pires e Mário Guerreiro, da Secretaria-Geral da Presidência, Larissa Meneghotto e o Assessor da Presidência, Ivandre de Jesus Medeiros.
Também participaram o Presidente da Associação dos Servidores da justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, o Presidente da Associação dos Oficiais da Justiça do RS (ABOJERIS), Valdir Bueira da Silva, o Vice-Presidente do Centro dos Funcionários do TJ (CEJUS), Jusselaine Porto, o Coordenador-Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça (SINDJUS), Osvaldir Rodrigues da Silva, o Presidente da Associação dos Contadores, Escrivães e Distribuidores de Justiça,(ACEDIJUS), Marco Aurélio Weber, o Presidente da Associação dos Policiais Judiciais do Poder Judiciário do Estado, (APOLJUD/RS), Cláudio Macedo, o Vice-Presidente em exercício da Associação dos Técnicos do Poder Judiciário (ATECJUD), Hélen Martin Soares, o Tesoureiro da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário (ANSJ), Aguinaldo de Sotto Maior Prates, e o Presidente da Associação dos Oficiais Ajudantes e demais servidores do Poder Judiciário do RS (AFOJUD), Adilson Roberto Krause.

Fonte: TJRS

Crédito da foto: Eduardo Nichele/DICOM-TJRS

 

 

 

 

Informações Adicionais