Administração e entidades de classe alinham votação do Plano de Carreira

O 2º Vice-Presidente do TJRS, Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes, juntamente com o Presidente do Conselho de Relações Institucionais do TJ, Desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga e o Assessor da Presidência, Ivandre Medeiros, apresentaram aos representantes de entidades ligadas aos servidores os próximos passos para a votação do projeto de revisão do Plano de Carreira, protocolado na Assembleia Legislativa no dia 21/8.

A reunião ocorreu na sala Multiuso, no 13º andar do TJRS, na tarde desta quinta-feira (28/8) e contou com a presença de dirigentes de 14 entidades de classe.

O Desembargador Sérgio Miguel Achutti Blattes abriu o encontro destacando a importância de ter um consenso sobre os interesses das diversas categorias para que o projeto seja aprovado dentro do pouco espaço de tempo que há até o fim do ano.

“Além do sindicato, estiveram presentes todos os representantes das entidades para alinhar a tramitação desse projeto na Assembleia. Todos estão de acordo em apoiar esse projeto para que ele seja aprovado o mais rápido possível. Dessa forma, poderemos garantir aos servidores o aporte de recursos que desde janeiro está contingenciado, pois está dependendo desta aprovação”, frisou o 2º Vice-Presidente do TJRS.

O Presidente do Conselho de Relações Institucionais do TJ, Desembargador Cairo Roberto Rodrigues Madruga, que atua dialogando com deputados estaduais da Assembleia Legislativa, falou sobre as questões da esfera política, que implicam na aprovação do projeto de lei. “Temos que entrar unidos nesse processo legislativo”, destacou o magistrado.

O Assessor Especial da Presidência, Ivandre Medeiros, apresentou slides com informações que relembraram as dez reuniões realizadas com as 14 entidades associativas, que culminaram nos 22 benefícios para servidores, que integram a Revisão do Plano. Ele ainda mostrou uma linha do tempo sobre a tramitação do projeto e revisão do Plano de Carreira e o calendário do trâmite até ser pautado para votação.

Durante a reunião, os magistrados ainda anunciaram que alguns pleitos das categorias estão no Conselho de Gestão de Pessoas (CONGEPE) para serem analisados, como a quantidade de cargos de confiança ocupados por servidores, auxílio social e a transformação do cargo de técnico em cargo de nível superior. A intenção da Administração é criar Grupos de Trabalho para tratar dessas reivindicações.

Ao final, o Coordenador-Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça (SINDJUS), Osvaldir Rodrigues da Silva, falou sobre a posição da entidade: “O sindicato vai trabalhar pela aprovação do projeto na Assembleia Legislativa o mais rápido possível. Muitos avanços estão no Plano. Por isso, nós vamos trabalhar pela aprovação”.

“Foram construídos caminhos para a pronta e rápida aprovação e percebi que todas as entidades vão trabalhar nesse sentido”, disse o Presidente da Associação dos Servidores da Justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio.

A manifestação da Presidente da Associação dos Oficiais da Justiça do RS ( ABOJERIS), Helena Veiga Muller foi no mesmo sentido. “Houve consenso entre as entidades que temos que defender a aprovação célere da revisão do Plano de Carreira. Vamos trabalhar em conjunto para isso”.

A Presidente da Associação dos Técnicos do Poder Judiciário (ATECJUD) disse que marcará uma Assembleia da categoria para discutir a proposta da criação de um Grupo de Trabalho sobre transformação do cargo de técnico em cargo de nível superior. “A reunião foi de muito debate e nós vamos levar para a categoria agora as possibilidades que se abriram diante do que falamos. E esperamos que se resolva da melhor forma possível a questão do nível superior para os Técnicos Judiciários”.

A partir do alinhamento com as entidades, a expectativa agora é com a tramitação ágil na Assembleia Legislativa.

 

Participaram da reunião o Presidente da Associação dos Servidores da justiça do RS (ASJ), Paulo Olympio, a Presidente da Associação dos Oficiais da Justiça do RS ( ABOJERIS), Helena Veiga Muller e o Diretor Valdir Bueira da Silva, a Vice-Presidente do Centro dos Funcionários do TJ (CEJUS), Jusselaine Porto, o Coordenador-Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Justiça (SINDJUS), Osvaldir Rodrigues da Silva e o Secretário-Geral, Fabiano Salazar, o Presidente da Associação dos Contadores, Escrivães e Distribuidores de Justiça,(ACEDIJUS), Marco Aurélio Weber, o Presidente da Associação dos Policiais Judiciais do Poder Judiciario do Estado, (APOLJUD/RS), Cláudio Macedo, a Presidente da Associação dos Técnicos do Poder Judiciário (ATECJUD), Patrícia Brum, o Tesoureiro da Associação Nacional dos Servidores do Judiciário (ANSJ), Aguinaldo de Sotto Maior Prates, a Presidente da Associação dos Assessores Jurídicos do Poder Judiciário (ASSEJURS), Lousiane Pinho Pacheco, os representantes da Comissão de Analistas do Poder Judiciário, Leonardo Pietrobon,  e da Comissão dos Oficiais Superiores Judiciários, Flávia Dri e a Diretora da Federação Nacional dos Servidores da Justiça (FENAJUD), Juliana Toralles.


Foto: Gisele Ortolan
Reprodução TJRS

Informações Adicionais